20 de Novembro – Dia Universal da Criança – Universal Children’s Day

Em 1954, a Assembleia Geral da ONU recomendou (resolução 836) que todos os países instituíssem o Dia Universal da Criança, para celebrar a fraternidade e compreensão entre as crianças do mundo inteiro e organizar atividades adequadas à promoção do bem-estar de todas as crianças.

A 20 de novembro assinala-se o aniversário do dia em que a Assembleia aprovou a Declaração sobre os Direitos da Criança, em 1959 e a Convenção sobre os Direitos da Crianças, em 1989.

Milhões de crianças no mundo são vítimas de abusos sexuais, forçadas a trabalhar e usadas como soldados, segundo a organização humanitária Save The Children que apela a tomada de medidas urgentes para combater esta realidade. Num documento intitulado “As pequenas mãos da escravatura”, a organização defensora dos menores apresenta dados sobre a situação mundial.

De acordo com o documento da Save The Children, 1,2 milhões de crianças são anualmente vítimas de tráfico e enquanto 1,8 milhões são vítimas de abusos como a prostituição, pornografia infantil ou turismo sexual.

O documento revela ainda que milhões de crianças são forçadas a trabalhar em condições terríveis para pagar dívidas, enquanto um milhão arrisca a vida em minas em mais de 50 países da África, Ásia e América do Sul.

Na Índia, por exemplo, a organização estima que existam 15 milhões de menores obrigados a trabalhar para pagar dívidas de outras pessoas.

A Save the Children refere ainda que 132 milhões de crianças com menos de 15 anos são forçadas a trabalhar na agricultura sem hipótese de fuga, estando expostas a pesticidas, maquinaria pesada e ferramentas perigosas.

Segundo a organização internacional, cerca de 300 mil menores de 15 anos são usados como soldados. Só na República Democrática do Congo estão detidas onze mil crianças por grupos de combatentes.

O casamento forçado é outra das formas de escravatura uma vez que meninas de apenas quatro anos são obrigadas a casar.

A Save the Children acrescenta que milhões de crianças em todo o mundo trabalham quase 15 horas por dia no serviço doméstico.

By resolution 836 of 14 December 1954, the General Assembly recommended that all countries institute a Universal Children’s Day, to be observed as a day of worldwide fraternity and understanding between children. It recommended that the Day was to be observed also as a day of activity devoted to promoting the ideals and objectives of the Charter and the welfare of the children of the world. The Assembly suggested to governments that the Day be observed on the date and in the way which each considers appropriate. The date 20 November, marks the day on which the Assembly adopted the Declaration of the Rights of the Child, in 1959, and the Convention on the Rights of the Child, in 1989.

Fonte : Nosso São Paulo / O Círculo / UM

criança_universal

Published in: on 15/11/2013 at 23:03  Deixe um comentário  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/11/15/20-de-novembro-dia-universal-da-crianca-universal-childrens-day/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário