26 de Junho – Dia da Aviação Militar de Busca e Salvamento

Há 40 anos, no dia 26 de junho de 1967, depois de dez dias desaparecido na Amazônia, o C-47 de prefixo 2068 foi avistado pelos aviões de busca e salvamento da Força Aérea. Dos 25 militares a bordo, apenas cinco conseguiram sobreviver. Chegava ao fim uma das maiores missões deste tipo já realizadas no Brasil. Foram gastos mais de 1.100 horas de voo, um milhão de litros de combustível gastos e empregadas 32 aeronaves. Naquele dia, um avião Albatroz, do 2º/10º Grupo de Aviação, Esquadrão Pelicano, conseguiu avistar a cauda do C-47 em meio à mata fechada.

Desde esta missão, a Força Aérea Brasileira comemora no dia 26 de junho o Dia da Aviação de Busca e Salvamento.

O Esquadrão Pelicano é o responsável por realizar esse tipo de missão em todo o território nacional e até em países vizinhos.

O Esquadrão foi criado pela Portaria número 60/GM2 de 06 de dezembro de 1957 e teve como sede a Base Aérea de Cumbica, em São Paulo. Foi inicialmente equipado com aeronaves SA-16 Albatroz e helicópteros SH-19D. Em janeiro de 1972, o Esquadrão foi transferido para a Base Aérea de Florianópolis e ali permaneceu por 9 anos.

A fim de atender melhor às dimensões territoriais do Brasil, o 2º/10º GAV foi transferido, em janeiro de 1981, para Campo Grande-MS, localizando-se numa posição mais central em relação ao país. O símbolo do Esquadrão é o Pelicano, ave que representa a abnegação de seus integrantes que, segundo uma velha lenda cristã, diz: “os pelicanos quando não encontram alimento para seus filhotes, rasgam o próprio peito e oferecem sua carne e seu sangue para que eles se alimentem…”

Fonte: Base Aérea de Campo Grande / 2º/10º GAV

busca-salvamento1

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/06/24/26-de-junho-dia-da-aviacao-militar-de-busca-e-salvamento/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário