17 de Fevereiro – Dia Global da Resiliência do Turismo – Global Tourism Resilience Day

O Dia Global da Resiliência do Turismo (17 de fevereiro), proclamado pela Assembleia Geral na resolução A/RES/77/269 , visa enfatizar a necessidade de promover o desenvolvimento do turismo resiliente para lidar com choques, tendo em conta a vulnerabilidade do setor do turismo a emergências.  

É também um apelo à ação para que os Estados-Membros desenvolvam estratégias nacionais de reabilitação após perturbações, nomeadamente através da cooperação público-privada e da diversificação de atividades e produtos.

Para muitos países em desenvolvimento, incluindo os países menos desenvolvidos, pequenos estados insulares em desenvolvimento, países de África e países de rendimento médio, o turismo é uma importante fonte de rendimento, receitas em divisas, receitas fiscais e emprego. Como o turismo liga as pessoas à natureza, o turismo sustentável tem a capacidade única de estimular a responsabilidade e a conservação ambiental.

O turismo sustentável, incluindo o ecoturismo, é uma atividade transversal que pode contribuir para as três dimensões do desenvolvimento sustentável e para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável , promovendo o crescimento econômico, aliviando a pobreza, criando emprego pleno e produtivo e trabalho digno para todos.

Pode também desempenhar um papel na aceleração da mudança para padrões de consumo e produção mais sustentáveis ​​e na promoção da utilização sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos, na promoção da cultura local, na melhoria da qualidade de vida e no empoderamento econômico das mulheres e dos jovens, dos povos indígenas e comunidades locais e promover o desenvolvimento rural e melhores condições de vida para as populações rurais, incluindo os pequenos agricultores e os agricultores familiares.

A utilização do turismo sustentável e resiliente como ferramenta para promover o crescimento econômico sustentado e inclusivo, o desenvolvimento social e a inclusão financeira, permite a formalização do setor informal, a promoção da mobilização de recursos internos e a proteção ambiental e a erradicação da pobreza e da fome, incluindo a conservação e utilização sustentável da biodiversidade e dos recursos naturais e a promoção do investimento e do empreendedorismo no turismo sustentável.

Global Tourism Resilience Day (17 February), proclaimed by the General Assembly in resolution A/RES/77/269, aims to emphasize the need to foster resilient tourism development to deal with shocks, taking into account the vulnerability of the tourism sector to emergencies. It is also a call for action for Member States to develop national strategies for rehabilitation after disruptions, including through private-public cooperation and the diversification of activities and products.

Fonte: Nações Unidas

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2024/02/15/17-de-fevereiro-dia-global-da-resiliencia-do-turismo-global-tourism-resilience-day/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário