10 de Fevereiro – Dia Internacional do Leopardo Árabe – International Arabian Leopard Day

Em um movimento inovador, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou por unanimidade uma resolução designando o dia 10 de Fevereiro como o Dia Internacional do Leopardo Árabe.

Este anúncio foi recebido com aplausos retumbantes enquanto o majestoso grande felino oscila à beira da extinção, com uma população cada vez menor de menos de duzentos indivíduos na natureza.

O leopardo árabe, cientificamente conhecido como Panthera pardus nimr, é uma subespécie de leopardo criticamente ameaçada de extinção, nativa da Península Arábica. Caracteriza-se por sua pelagem, que varia do amarelo pálido ao dourado profundo, adornada com manchas em forma de roseta. Esta espécie felina indescritível e solitária está bem adaptada aos ambientes desérticos e montanhosos, possuindo sentidos de visão e audição aguçados. É principalmente um predador carnívoro, atacando vários ungulados, mamíferos menores e, ocasionalmente, pássaros.

A União Internacional para a Conservação da Natureza classifica o leopardo árabe como “criticamente em perigo”, colocando-o à beira da extinção na natureza. De acordo com estimativas alarmantes, restam menos de duzentos leopardos árabes na Península Arábica, com a maior população sobrevivente confirmada descoberta nas montanhas Dhofar de Omã, o que levou a Arábia Saudita a esforçar-se para preservar a espécie como parte de um esforço mais amplo para conservar a biodiversidade  no reino.

In a groundbreaking move, the United Nations General Assembly unanimously passed a resolution designating Feb. 10 as the International Day of the Arabian Leopard.

This announcement has been met with resounding applause as the majestic big cat teeters on the brink of extinction, with a dwindling population of fewer than 200 in the wild.

Fonte : Nações Unidas

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2024/02/10/10-de-fevereiro-dia-internacional-do-leopardo-arabe-international-arabian-leopard-day/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário