16 de Dezembro – Dia do Reservista

O Dia do Reservista é comemorado anualmente em todo o Brasil no dia 16 de dezembro, em homenagem ao poeta Olavo Bilac, grande defensor do Serviço Militar Obrigatório e dos Tiros-de-Guerra.

Na data do seu aniversario, a Pátria reverencia na sua eternidade aquele que, com o coração e a ação, mostrou aos brasileiros a nobreza do dever militar, mui justamente consagrado Patrono do Serviço Militar.

O Dia do Reservista, instituído pelo Decreto Lei número 1908, de 26 de dezembro de 1939, tem o objetivo de reavivar nos reservistas a lembrança da época em que serviram à Pátria, firmando em seus espíritos os valores da vida militar e a oportunidade do congraçamento entre amigos da Ativa e da Reserva.

Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Poeta, jornalista, fundador e membro da Academia Brasileira de Letras, foi um ardoroso nacionalista, abolicionista e grande propugnador do Serviço Militar Obrigatório e dos tiros-de-guerra. Percorreu o País, tanto as mais recônditas regiões, como as capitais, conclamando a mocidade para servir à Pátria que ele tanto amava. Precursor da campanha pela alfabetização, foi eleito Príncipe dos Poetas Brasileiros. Dentre sua extensa obra, destacam-se a letra do Hino à Bandeira, o poema épico “O Caçador de Esmeraldas” e o belo soneto “A Pátria”. Faleceu no Rio de Janeiro, aos 53 anos.

Fonte: 16ª. Circunscrição de Serviço Militar

reservista

Anúncios
Published in: on 15/12/2013 at 02:33  Deixe um comentário  
Tags:

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/12/15/16-de-dezembro-dia-do-reservista/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: