15 de Dezembro – Dia Mundial do Esperanto – Zamenhof Day

O Esperanto foi criado em 1887 pelo oftalmologista e filósofo Luwik Lejzera Zamenhof, para ser uma língua universal. Ele nasceu em 15 de dezembro de 1859 e sua data de nascimento foi escolhida para ser o dia Mundial do Esperanto.

A ideia era facilitar a comunicação dos povos com uma língua de fácil aprendizado e vocábulo reduzido. Hoje em dia o Esperanto é usado em viagens, intercâmbios culturais, literatura, convenções e normalmente em eventos que exijam mais de um idioma. Zamenhof editou seu primeiro livro sobre a língua em 26 de julho de 1887, em russo, embora fosse polonês. Sua terra natal, Bialystok, na Polônia, estava sob o domínio do império russo na época. Zamenhof, que era contra a dominação russa, decidiu criar um idioma para acabar com o litígio entre os povos, acreditando que falar a mesma língua era o que faltava para as diferentes culturas se entenderem.

O número de pessoas que aderiram à nova língua foi considerado surpreendente, até por Zamenhof. Seu livro, UNUA LIBRO, foi lançado na  Alemanha, na França e na Rússia. Logo chegou ao Japão, China e parte das Américas. No Brasil, o primeiro  grupo de Esperanto foi fundado em Campinas sob o nome de SUDA STELARO, em 1906, 19 anos após a criação da língua. Mas diante dos acontecimentos das grandes guerras mundiais, o movimento esperantista sofre uma parada grotesca: as tropas Hitlerianas passaram a perseguir e matar  os esperantistas.  Stalin segue o exemplo de Hitler nesta perseguição  sem sentido,  e promove uma verdadeira dizima na família Zamenhof. A perseguição alcançou proporções inesperadas até no Japão e na China.

Com o término da segunda grande guerra, o esperanto volta a ter força. Em 1954, a UNESCO reconhece oficialmente o esperanto como língua.

Zamenhof Day is celebrated on December 15, the birthday of Esperanto creator L. L. Zamenhof. It is the most widely celebrated day in Esperanto culture.

The history of celebrating Esperanto on Zamenhof’s birthday can be traced back to his birthday party on December 17, 1878, where he presented to his friends his Lingwe uniwersala, the first version of his international language. By 1887, this language had evolved into what is now recognized as Esperanto when he published the Unua Libro.

Fonte: Portoweb / Wikipédia

esperanto2

Anúncios
Published in: on 15/12/2013 at 02:05  Deixe um comentário  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/12/15/15-de-dezembro-dia-mundial-do-esperanto-zamenhof-day/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: