18 de Junho – Dia Nacional do Químico

O Dia Nacional do Químico marca a data em que foi promulgada a Lei número 2.800 – 18 de junho de 1956 –, que possibilitou a criação do Conselho Federal de Química e dos Conselhos Regionais de Química, órgãos de fiscalização e regulamentação do exercício profissional. Como se dizia na época “o reconhecimento da profissão”.

Essa lei, além de assegurar os direitos dos profissionais da Química, garante também à sociedade brasileira que a Química seja exercida em seu benefício e em prol do desenvolvimento tecnológico de nosso país.

Fiscalizada pelo Conselho Federal de Química, a profissão está em alta, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o mercado de trabalho é promissor. Entre técnicos, químicos, engenheiros químicos e químicos industriais, são cerca de 100 mil profissionais atuando, estando 90% empregados na indústria. Por ano, formam-se cerca de 1.500 químicos nas universidades brasileiras.

José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos principais personagens do movimento da Independência do Brasil, foi um dos mais importantes mineralogistas de sua época e é conhecido como o “patriarca dos químicos”. Por volta de 1800, José Bonifácio pesquisou dois minerais que, em 1818, foram responsáveis pela descoberta do elemento Lítio.

Fonte: Vestibular1

quimico_dia_nacional

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/06/15/18-de-junho-dia-nacional-do-quimico/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário