11 de Junho – Dia da Marinha do Brasil

Talvez poucas pessoas conheçam o significado e a importância do dia 11 de junho para o Brasil. É nesse dia que se comemora o Dia da Marinha do Brasil, em alusão à Batalha Naval do Riachuelo.

Voltemos à manhã do dia 11 de junho de 1865. Os navios das duas divisões navais – fragata Amazonas; corvetas Beberibe e Jequitinhonha; e canhoneiras Araguari, Belmonte, Iguatemi, Ipiranga, Mearim e Parnaíba – que sob o comando do chefe-de-divisão Almirante Barroso haviam participado da retomada de Corrientes, à margem esquerda do Rio Paraná, encontravam-se fundeados algumas milhas rio abaixo, e cerca das 9h ouve-se o brado de um dos nossos vigias.

– Inimigo à vista!

Almirante Barroso ordena, de imediato, que os navios suspendam e, ao mesmo tempo, iça o seu primeiro sinal:

– Preparar para o combate!

Logo em seguida, dissemina o segundo sinal.

– O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever.

Teve início a batalha, a luta foi intensa e muitos brasileiros dedicaram suas vidas naquela manhã, em cumprimento do dever.

A Marinha do Brasil é o exemplo daquilo de bom e profissional que o país possui. Prossegue contribuindo com o desenvolvimento científico-tecnológico do país, executando o Programa Antártico, ministrando o Ensino Profissional Marítimo, cuidando da segurança da navegação, atuando nas operações de busca e salvamento, em missões de paz no Exterior, garantindo a soberania nacional nos mares, sobretudo incluindo socialmente milhares de brasileiros, sejam dos mais distantes e diversos rincões, dos pampas gaúchos e do extremo Oeste de Santa Catarina ao extremo Norte do Brasil.

Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha

marinha_brasil

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/06/09/11-de-junho-dia-da-marinha-do-brasil/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário