14 de Maio – Dia da Esquadrilha da Fumaça

Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA, um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacia aérea pelo Brasil e pelo mundo.

Sua finalidade de acordo com a EDA é aproximar os meios aeronáuticos civil e militar, contribuir para a maior integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença da FAB em eventos no Brasil e no exterior.

A Esquadrilha da Fumaça fez sua primeira apresentação em 14 de maio de 1952 utilizando aviões North American T-6 Texan, modelo de avião que utilizou até 1977. Por um breve período, de 1968 a 1972, foram utilizados jatos franceses Aeropastiale CM-170-2 Fouga Magister, designados T-24 na FAB, que se mostraram inadequados às condições brasileiras.

A Fumaça interrompeu sua apresentações em 1977, mas retornou em 8 de dezembro de 1983 utilizando aviões Neiva Universal T-25, logo substituídos por modernos Embraer EMB-312 Tucano.

Participou dos eventos aéronáuticos de Dayton, nos Estado Unidos, talvez o mais importante da categoria.

Os membros da esquadrilha permanecem 4 anos em atividade e depois são transferidos para outra unidade.

Sua base atual é na Academia da Força Aérea em Pirassununga, SP.

O piloto mais famoso da Esquadrilha da Fumaça foi o Coronel Braga que pilotava um T-6.

Fonte: Wikipédia

esquadrilha3

Published in: on 13/05/2013 at 01:56  Deixe um comentário  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/05/13/14-de-maio-dia-da-esquadrilha-da-fumaca/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário