28 de Julho – Dia Mundial da Hepatite – World Hepatitis Day

Desde o ano 2000 que os ativistas que lutam para divulgar e alertar sobre as hepatites instituíram o dia 19 de maio como o Dia Mundial da Hepatite, evento ao qual mais de 600 ONGs e associações de pacientes se envolvem por meios próprios em atividades em quase 70 países. Alguns estados e países até já decretaram oficialmente, por lei, o dia 19 de maio como o dia da hepatite. Mas durante a 63ª Assembleia da Organização Mundial da Saúde, os ministros presentes decidiram mudar a data para o dia 28 de julho, em homenagem ao dia de nascimento de Baruch Blumberg, descobridor do vírus da hepatite B.

A hepatite se caracteriza por inflamação no fígado. É causada sobretudo por vírus, remédios e doenças congênitas. O vírus da hepatite B é contraído nas relações sexuais e ao se ter contato com o sangue de portadores em pedicures, manicures e dentistas, ao se tomar injeção na farmácia com seringa não esterilizada, no uso compartilhado de seringas por usuários de drogas, em colocadores de piercings e da mãe para o filho no parto. Já o vírus da hepatite C é adquirido como na B, mas a contaminação pela via sexual é bem pequena, pelo fato das secreções genitais não serem um bom veículo para ele.

Os vírus entram no sangue e vão para o fígado, inflamando-o. Na fase aguda das hepatites, os sintomas são: mal-estar, indisposição, enjoo, vômitos, urina escurecida, olhos e pele amarelados. Mas a maioria dos inicialmente acometidos de hepatite B e C não tem o quadro agudo. Os vírus agem “silenciosamente” por décadas. Causam um processo inflamatório que aos poucos vai transformando o tecido do fígado em tecido cicatricial, o que é chamado de fibrose. As fibroses se acumulam e formam cirrose. O órgão se torna deficitário e não cumpre mais suas funções. Os sintomas são: fraqueza, debilidade e indisposição geral.

Following the adoption of a viral hepatitis resolution during the 63rd World Health Assembly in May 2010, World Hepatitis Day was given global endorsement as the primary focus for national and international awareness-raising efforts and the date was changed to July 28 (in honour of Nobel Laureate Prof. Blumberg, discoverer of the hepatitis B virus, who celebrates his birthday on that date). Approximately 500 million people worldwide have either hepatitis B or hepatitis C.

Fonte: Portal Caras / Wikipédia / Animando-C

hepatite_dia

Published in: on 26/07/2013 at 00:59  Deixe um comentário  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/07/26/28-de-julho-dia-mundial-da-hepatite-world-hepatitis-day/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário