Alimentos Saudáveis e Não Saudáveis

Alimentos Saudáveis:

1- Sardinha: é rica em proteínas e possui minerais essenciais, como magnésio, ferro e selênio, que têm ação anticancerígena. Esse tipo de peixe também ajuda o organismo a liberar o mercúrio e tem altas concentrações de Omega 3, um tipo de gordura “boa”, essencial para o funcionamento do cérebro, do coração e para a redução da pressão arterial. Na falta de sardinha fresca, pode ser em lata.

2- Repolho: as folhas do vegetal contêm grandes concentrações de substâncias antioxidantes e anticancerígenas chamadas de indoles e sulforafanos. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos EUA, apontou que o sulforafano é a substância química encontrada em plantas que mais eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo.

3- Folha de beterraba: geralmente jogada fora, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém carotenóides, pigmento natural dos vegetais que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. As folhas podem ser comidas cruas na salada ou refogadas, como espinafre.

4- Açaí: em suco ou misturado à comida, como é feito no norte do país, o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. Também é rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas.

5- Goiaba: rica em fibras, minerais e vitaminas. Também possui grandes quantidades de licopeno, o mais antioxidante entre todos os carotenóides. O licopeno auxilia na prevenção do câncer de próstata e reduz os riscos de surgimento de catarata e doenças cardiovasculares.

6- Cereja fresca: tem altas concentrações de antocianina, um antiinflamatório natural. Deve ser comida ao natural ou misturada com iogurte ou vitaminas.

7- Chocolate meio-amargo: rico em flavanóides, que diminuem a pressão sanguínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo.

8- Frutas oleaginosas: são as castanhas, as nozes e as amêndoas. Todas trazem inúmeros benefícios, apesar do elevado teor calórico. Possuem muitos minerais, proteínas e  Omega 3 e Omega 9.

9- Canela: ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue, o que previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir os benefícios da especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no cereal matinal.

10- Semente de abóbora: é uma grande fonte de magnésio. Esse mineral é tão importante que estudiosos franceses concluíram que homens com altas taxas de magnésio no sangue têm 40% menos chances de sofrer uma morte prematura do que aqueles com baixos índices. Para consumi-las, toste-as no forno e coma-as por inteiro, inclusive com a casca, que é rica em fibras.

Alimentos Não Saudáveis:

1 – Batatas fritas: são fritas em óleo vegetal, que é reutilizado inúmeras vezes, o que aumenta a concentração de gorduras trans, o tipo mais perigoso para a saúde. A batata, em termos nutricionais, é como uma tigela cheia de açúcar.

2 – Refrigerantes: são cheios de açúcar e outros produtos químicos. Os refrigerantes dietéticos também devem ser evitados porque estão repletos de produtos químicos e adoçantes artificiais.

3 – Salgadinhos industrializados: não têm valor nutricional nenhum e são repletos de gorduras trans, sódio e açúcares, todos elementos prejudiciais à saúde.

4 – Algodão-doce: além de ser puro açúcar, tem corantes artificiais.

5 – Pão branco: é um alimento com valor nutricional nulo – tem apenas carboidratos, o que quer dizer que ajuda apenas a aumentar a conta de calorias. Prefira, sempre, pão integral.

Fonte: Revista Época

About these ads
Published in: on 02/06/2011 at 14:40  Comentários (17)  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: http://emiliaeiko.wordpress.com/2011/06/02/alimentos-saudaveis-e-nao-saudaveis/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

17 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Brigado Me Ajudou Muito pro Meu trabalho escolar !!!

    • gostei de mais agora da pra min saber o que posso comer

      • É bom a gente EVITAR estes alimentos, mas não quer dizer que você NUNCA pode comê-los, né? De vez em quando é bom a gente comer um chocolate aqui, um docinho ali. O indicado é comer doce só duas vezes por semana. Além disso, eles fazer parte da Pirâmide Alimentar. O que significa que devemos SIM, comer doces, mas em pouca quantidade. Se doces não tivesse importância alguma para nós, não estariam na Pirâmide Alimentar!

        ENTÃO FICAADICA! Coma doces, mas em pouca quantidade!

        Beijos!

  2. Obrigada Me ajudou bastante no meu trabalho bjs

  3. vai me ajudar muito pro trabalho escolar

  4. MUITO OBRIGADA ME AJUDOU MUITO MEU TRABALHO DA ESCOLA :)

  5. MUITO OBRIGADA ME AJUDOU BASTANTE NO TRABALHO DA ESCOLA “FÓRUM”

  6. muito legal

  7. mee Ajuudouu muiiyu Valew >,<

  8. gostei

  9. mt obrigado mim ajudou mt no meu trabalho; valeu bjs!!!!!!!!!!!!

  10. Obrigado aee , me ajudou bastante no trabalho \*—*/

  11. Me ajudou muito no trabalho de escola;)

  12. OBRIGADA ME AJUDOU MUITO NA MINHA PESQUISA DE ED. FISICA “VLW”

  13. tem mais 5 alimentos nao saudaveis ?

  14. Valeu ajudou muito no meu trabalho!!!!

  15. me ajudou muito no meu trabalho valeu pessoal


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: