Osōji – A grande faxina de fim de ano

Assim como no Brasil e outros países, onde as pessoas costumam fazer uma boa faxina na casa, deixando-a nos trinques para o Ano Novo, no Japão esse hábito é visto como uma tradição milenar, que tem como objetivo não só a questão da higiene em si, mas também como algo “purificador”, pelo ponto de vista religioso e espiritual.

É o ritual do Osōji, realizado no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, no qual todos os japoneses em geral promovem uma grande limpeza, não só em suas casas, mas nas ruas, nos bairros, no ambiente de trabalho, escolas, praças, jardins…

Nos centros comunitários, o Osōji é realizado em forma de mutirão e envolve pessoas de todas as idades, de crianças à idosos.

Nos locais de trabalho, é comum o Osōji acontecer antes da véspera de Ano Novo, pois muitas fábricas, empresas ou escritórios, entram em recesso 2 a 3 dias antes do Ano Novo. Nas fábricas, o Osōji pode começar durante a segunda quinzena de dezembro, pois como são geralmente galpões grandes, a limpeza é mais trabalhosa.

Já nas residências, o Osōji do fim de ano implica em tirar toda a sujeira dos cômodos e nenhum cantinho da residência deve ser esquecido. As famílias japonesas aproveitam para jogar fora tudo que for inútil e que esteja apenas fazendo volume. Muitos ainda, durante essa época do ano, resolvem trocar o tatame e o papel de parede que estejam velhos por um novinho em folha.

O Susuharai é um ritual tradicional para remover a fuligem e poeira dos santuários e templos. É visto como uma obrigação e tem caráter também religioso e espiritual. Acredita-se que o Susuharai serve para jogar fora toda a sujeira física acumulada durante o ano e junto com ela, mandar embora também a “sujeira espiritual”, ou seja, livrar-se das energias ruins e deixar o ambiente purificado para trazer boas energias ao ambiente e às pessoas que ali frequentam.

Os japoneses acreditam que esse costume ajuda a terminar o ano bem, deixando tudo limpo e organizado para o ano que está para chegar. Com isso, o ano fluirá melhor e boas coisas acontecerão. Nos tempos antigos e até nos dias de hoje, o Susuharai também era uma forma de mostrar gratidão pelas boas safras do ano.

Mas a recompensa de deixar tudo limpinho não tem preço. É quase como lavar a alma do ambiente, renovando as energias acumuladas no decorrer do ano… também com a intenção de mandar pra fora os maus espíritos que eventualmente podem estar morando na casa. Época de renovação… de bons fluidos… de se reenergizar espiritualmente.

Por que geralmente os japoneses deixam para pegar firme na limpeza de suas casas durante o dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo? É um dia muito simbólico para os japoneses, está intensamente associado em preparar a mente para o próximo ano que vai chegar.

O Osōji e o Susuharai são eventos tradicionais muito importantes no Japão, assim como todas as tradições relacionadas ao Ano Novo (Oshougatsu). Não é a toa que a virada do Ano é a data considerada mais esperada pelos japoneses devido a todo um contexto religioso, cheio de superstições, mitos e magia.

Fonte: Japão em Foco

Published in: on 26/12/2017 at 01:12  Deixe um comentário  
Tags: , , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2017/12/26/osoji-a-grande-faxina-de-fim-de-ano/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário