27 de Novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado através da portaria do Ministério da Saúde GM número 707, de 7 de dezembro de 1988, com a finalidade de evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer. Ele é comemorado todos os anos, no dia 27 de novembro, com um tema diferente.

Câncer é grave e pode ser fatal, mas com o diagnóstico precoce e os modernos tratamentos disponíveis, a taxa de cura dobrou nos últimos anos.

As células do organismo humano nascem com um “programa” estabelecido: viver por determinado tempo, dividir-se dando origem a outras células e morrer. O câncer ocorre quando os mecanismos internos de uma célula sofrem alteração e seu “programa” original é interrompido. A célula transformada não só não morre como passa a dividir-se aceleradamente e forma um tumor, que pode ser benigno ou maligno. Benigno é o tumor que cresce devagar e não se espalha para outros tecidos e órgãos, ou seja, não dá metástase. Já maligno é o que cresce rapidamente e pode se espalhar para outros tecidos e órgãoem várias regiões do corpo.

A doença pode desenvolver-se em homens e mulheres, com ou sem predisposição genética. Favorecem seu surgimento: alcoolismo, tabagismo, alimentação rica em gorduras animais e pobre em frutas, verduras e vegetais, sedentarismo, obesidade, falta de higiene, exposição excessiva ao sol, vírus e outros agentes infecciosos, aditivos alimentares como corantes e conservantes, exposição a agentes químicos, radiações e estresse. Os cânceres mais comuns no homem são: pulmão, próstata estômago, colo e reto. Na mulher: mama, pulmão, colo de útero, endométrio e ovário.

No passado recente, o câncer era mais comum a partir da sexta ou da sétima décadas de vida. Mas a doença tem aparecido cada vez mais em pessoas jovens, na quarta e na quinta décadas, sendo uma das causas a maior ação dos fatores ambientais. O câncer na fase inicial muitas vezes não dá sintomas nem sinais. Em geral eles surgem nas fases mais avançadas. Algumas indicações são: mudança repentina no hábito intestinal ou urinário; feridas que não cicatrizam; sangramentos não usuais; inchaço ou nódulos na mama ou em outros órgãos; indigestão ou dificuldade para engolir; mudanças de cor e/ou de forma em verrugas e pintas; tosse ou rouquidão por mais de duas semanas. Constituem indicações importantes ainda perda de peso, fraqueza, febre e dor.

Fonte: Inca / Portal Caras

combate-ao-cancer

 

Published in: on 03/11/2016 at 01:26  Deixe um comentário  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/11/03/27-de-novembro-dia-nacional-de-combate-ao-cancer/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: