23 de Novembro – Dia Nacional do Engenheiro Eletricista

A Presidência da República sancionou, no dia 29 de outubro de 2009, lei que institui o Dia Nacional do Engenheiro Eletricista. Agora, a data será celebrada todo dia 23 de novembro de cada ano, segundo o texto da Lei número 12.074 assinado pelo presidente em exercício, José Alencar. A data foi escolhida em homenagem a inauguração do IEMI, a primeira escola de engenharia do Brasil.

No final do século XIX e início do século XX, o Brasil passava por sua gênese no uso de energia elétrica e de suas utilidades. Até as primeiras décadas do século XX se instalou no país um grande número de pequenas usinas geradoras de energia elétrica destinada à iluminação pública e particular, alimentação dos bondes usados no transporte público e ao uso industrial, principalmente do setor têxtil. Tudo isso dependia de técnicos estrangeiros para ser implementado, e o Brasil não podia permanecer nessa situação ainda mais em se tratando de um setor de suma importância para o desenvolvimento do país. Foi nesse período que surgiu Theodomiro Carneiro Santiago, uma grande personalidade na história da engenharia brasileira.

Theodomiro formou-se em direito em 1906 pela Faculdade de Direito de São Paulo, e não tardou em mostrar seu espírito empreendedor e visionário. Como diretor da escola secundaria de Itajubá, percebeu a necessidade de uma escola de engenharia que além da teoria fornecesse formação experimental, algo que faltava aos engenheiros da época. Resolveu, então, criar o Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI). Para alcançar seu sonho, o Dr. Theodomiro viajou para a Europa em 1912, visitando os principais centros de Engenharia Elétrica, particularmente na Bélgica, França, Alemanha, Inglaterra, Itália e Suiça. Ao fim da viagem voltou para o Brasil, tendo antes contratado professores belgas, franceses e suíços, além de comprado os equipamentos necessários para a montagem dos laboratórios do IEMI. Após muitas dificuldades, agravadas por se tratar de uma cidade do interior, o IEMI finalmente foi inaugurado em 23 de novembro de 1913.

O Engenheiro eletricista é o profissional dedicado ao desenvolvimento e à aplicação de um conjunto de conhecimentos científicos necessários à pesquisa, ao projeto e à implementação de sistemas diversos utilizados para efetuar o processamento da energia elétrica e da informação na forma de sinais elétricos digitais e analógicos. Nesta prática, são considerados os aspectos de qualidade, confiabilidade, custo e segurança, bem como os de natureza ecológica e ética profissional.

O campo de trabalho é vasto e inclui empresas de energia elétrica e telecomunicações, escritórios de projetos e consultoria, firmas de montagem e manutenção de instalações elétricas e de telecomunicações, indústrias diversas e empresas comerciais de pequeno e grande porte, manutenção de equipamentos e componentes eletro-eletrônicos, hospitais, empresas de radiodifusão, informática etc.

No Brasil é considerado Engenheiro Eletricista quem for formado em engenharia elétrica, porém para poder exercer a profissão é necessário registro no sistema do CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) do estado onde atua. No artigo 55 da Lei número 5.194 de 1966, é definido como infração o engenheiro que exerça atividade profissional sem registro no CREA do estado em que atua, com penalidade prevista na alínea “b” do artigo 73 da mesma Lei.

Fonte: CREA-MT / Familia Chimite / Wikipédia

engenheiro-eletricista1

 

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/11/03/23-de-novembro-dia-nacional-do-engenheiro-eletricista/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: