8 de Novembro – Dia Mundial do Radiologista – World Radiography Day

É comemorado o Dia Mundial do Radiologista devido a descoberta dos raios X por Wilhelm Conrad Roentgen em 08 de novembro de 1895. Os raios X, na área da medicina, são usados para visualizarmos imagens de nosso corpo, como ossos, órgãos, vasos, etc.

Técnico em radiologia é o profissional da área da saúde que realiza exames na área de radiologia, ou seja, que produz imagens internas do corpo humano através de uma máquina de Raio-X convencional, com o objetivo de diagnosticar problemas ou avaliar as condições do paciente. Suas funções compreendem a preparação, a programação e a operação do sistema de imagens, a preparação do paciente e, muitas vezes, a produção de um relatório descritivo preliminar. Cabe também a esse profissional garantir a segurança do paciente e da equipe de exames, uma vez que a radiação emitida pela máquina é prejudicial a saúde humana.

O físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios-x em 1895 e ganhou um prêmio Nobel pela descoberta. As aplicações médicas disto revolucionaram a Medicina, pois se tornou possível enxergar o interior dos pacientes. Essa técnica chegou ao Brasil apenas dois anos depois, com o médico mineiro José Carlos Ferreira Pires. Com o avanço das tecnologias empreendidas junto com o raio-x, novos métodos diagnósticos foram descobertos, como a ultra-sonografia, a mamografia e a densiometria óssea.

A primeira radiografia a ser tirada no mundo foi da mão esquerda da esposa de Wilhelm Roentgen. O primeiro aparelho de raio-x foi enviado ao Brasil em 1897 e foi transportado em lombo de burros e carros de boi, de Itapecerica até Formiga. O aparelho era bastante rudimentar e encontra-se hoje no International Museum of Surgical Science, em Chicago, nos Estados Unidos.

World Radiography Day is celebrated on 8 November each year. The date marks the anniversary of the discovery of x-radiation by Wilhelm Roentgen in 1895. Radiographers worldwide can use the day and the days around the date to promote radiography as a career, as a vital contribution to modern healthcare and as a chance to increase public awareness of diagnostic imaging and radiation therapy.

Fonte: Greenmangos / Hospital Geral de Bonsucesso / Abracadabra / SoR

radiologista

 

Published in: on 02/11/2016 at 21:13  Deixe um comentário  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/11/02/8-de-novembro-dia-mundial-do-radiologista-world-radiography-day/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: