16 de Novembro – Dia Nacional dos Ostomizados

Dia instituído pela Lei número 11.506/2007. Em homenagem à fundação, em 1985, da Sociedade Brasileira dos Ostomizados, a data é celebrada no dia 16 de novembro de cada ano.

Ostomizados são pessoas que utilizam um dispositivo, geralmente uma bolsa, que permite recolher o conteúdo a ser eliminado através do estoma.

Ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na desconexão de algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer, e a abertura de um orifício externo, por onde o tubo será ligado. Este orifício chama-se estoma.

Um estoma normal geralmente é vermelho ou rosa-vivo, é brilhante, é úmido e redondo (podendo apresentar um alargamento em alguns casos). Logo após a cirurgia, o estoma geralmente apresenta um inchaço, mas o seu tamanho sofrerá uma redução aos poucos. O tamanho normal é de 2 a 5 centímetros de profusão, com uma abertura pequena que se dilata durante a evacuação. O local pode ser tocado normalmente, geralmente o portador não sente nada, pois o local não possui nervos. O estoma pode sangrar ao toque, durante a troca de bolsa ou durante a limpeza da pele ao redor. Isto é natural, atenção especial é exigida caso ocorra sangramento contínuo.

A ostomia é aplicada a pacientes com dificuldades respiratórias (traqueostomia), onde a traqueia é aberta abaixo do ponto congestionado e um tubo é inserido no local para permitir a entrada livre de ar.

Em casos de câncer do intestino ou outros problemas em que o intestino e o reto precisam ser parcial ou totalmente extraído, faz-se um estoma ligando a extremidade do intestino preservado à pele. É normal, nesses casos, a aplicação de uma bolsa de colostomia para o recolhimento de fezes.

O portador de uma ostomia adquire condições especiais de vida e é considerado um deficiente físico.

Após o Ministério da Saúde garantir o atendimento e o Sistema Único de Saúde fornecer equipamentos aos ostomizados, percebe-se que é cada vez maior o compromisso público com a construção da cidadania plena destas pessoas em todos os sentidos. A Lei 11.506/2007 é um exemplo de confirmação dessa luta.

Fonte: Wikipédia / AORA

ostomizado

 

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/11/02/16-de-novembro-dia-nacional-dos-ostomizados/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: