1º de Novembro – Dia do Sepultador

A profissão de sepultador foi recentemente regulamentada pela nova Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). No entanto, o reconhecimento não foi suficiente para diminuir o preconceito contra este profissional mais conhecido como coveiro.

Coveiro ou sepultador é o profissional que trabalha garantindo a organização dos cemitérios, a limpeza das covas e jazigos, cavando e cobrindo sepulturas, carregando caixões, realizando sepultamentos e exumações, entre outras funções. Geralmente, a administração do cemitério é realizada por uma equipe de coveiros e serventes, além de um profissional de chefia que faz a organização financeira e administrativa.

O trabalho é pesado e pode ser insalubre. No entanto, trata-se de uma atividade fundamental em qualquer sociedade.

Para homenagear este profissional tão pouco reconhecido, a Lei número 12.940/08 instituiu o Dia do Sepultador, a ser comemorado no dia 1º de novembro em todo o Estado de São Paulo.

Somente na capital paulista há cerca de 4 milhões de pessoas sepultadas nos diversos cemitérios locais. Mensalmente, mais de 5 mil enterros são efetuados, além de 300 exumações.

Fonte: Folha Universal  / Brasil Profissões

sepultador

 

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/10/30/1o-de-novembro-dia-do-sepultador/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: