22 de Outubro – Dia Internacional de Atenção à Gagueira – International Stuttering Awareness Day

No dia 22 de outubro de 1998 foi criado o Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Esta data foi escolhida pela International Fluency Association (IFA – Associação Internacional de Fluência) e pela International Stuttering Association (ISA – Associação Internacional de Gagueira).

O principal objetivo da campanha é aumentar a compreensão sobre esse sério distúrbio de fala, diminuir as piadas e acabar com o preconceito que humilha as pessoas que gaguejam e seus familiares.

Existem diversas teorias que procuram explicar as causas da gagueira. Atualmente, o mais aceito na comunidade científica mundial é que a gagueira seja causada pelo mal funcionamento de algumas áreas do cérebro responsáveis pela fala, resultante de uma tendência hereditária ou de uma alteração estrutural do cérebro; os fatores psicológicos e os sociais podem agravar a manifestação da gagueira, mas não seriam sua causa. Os sintomas típicos da gagueira seriam a parte mais visível desta complexa interação entre fatores. Entretanto, também existem outros sintomas bem menos visíveis para a sociedade, mas igualmente importantes para a pessoa que gagueja: o sofrimento e a frustração por não conseguir falar fluentemente, o medo e a vergonha de gaguejar em determinadas situações. E, além disso, a pessoa que gagueja também precisa lidar com o preconceito e o estigma social.

Apesar de haver várias teorias diferentes sobre as causas da gagueira, todas concordam em um ponto: a gagueira é involuntária. Isto quer dizer que a pessoa que gagueja não consegue evitar a ocorrência da gagueira e, por mais que se esforce, não consegue ter controle absoluto sobre sua fala. Por isso, para superar a gagueira, não basta ter força de vontade, ficar calmo, respirar ou pensar antes de falar. É necessário um tratamento personalizado com fonoaudiólogos especializados em gagueira.

Aristóteles, Lewis Carrol, Rei Carlos I, Charles Darwin, Demóstenes, Rei Luís II, Moisés, Isaac Newton, Theodore Roosevelt, Nelson Gonçalves e Marilyn Monroe, todos tinham algo em comum, além do poder, fama, inteligência, sucesso, todos foram gagos famosos. Estima-se que somente no Brasil existam cerca de 1 milhão e 800 mil gagos e no mundo cerca de 60 milhões de pessoas com a disfunção.

22 October was designated International Stuttering Awareness Day (ISAD) in 1998. The day is intended to raise the public awareness of the millions of people who have the speech disorder of stuttering, including over 3 million Americans.

Fonte: Wikipédia / CEFAC

gagueira

Published in: on 05/10/2016 at 23:51  Deixe um comentário  
Tags: , , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/10/05/22-de-outubro-dia-internacional-de-atencao-a-gagueira-international-stuttering-awareness-day/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: