17 de Outubro – Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira

A data comemora o primeiro voo inaugural do biplano Muniz M-7, em 1935, o primeiro a ser construído no Brasil. Projetado por Antonio Guedes Muniz, em 1934, o modelo era um monomotor com dois assentos e capaz de fazer acrobacias. Ele foi desenvolvido em Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, e 27 unidades foram construídas.

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.) é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Com mais de 39 anos de experiência em projeto, fabricação, comercialização e pós-venda, a Embraer já produziu cerca de 4.995 aviões, que hoje operam em 78 países, nos cinco continentes.  Até mesmo no espaço há a marca da indústria brasileira. Em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), foram desenvolvidos programas de construção de satélites, inclusive com a colaboração da Nasa.

É a terceira maior do mundo, atrás da Boeing e da Airbus, e uma das maiores companhias exportadoras do Brasil em termos de valor absoluto desde 1999. Detem também a maior carteira de pedidos entre os fabricantes de jatos regionais de passageiros.

Está sediada na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, com diversas unidades no Brasil e exterior, inclusive uma joint-venture na China, a Harbin Embraer. Para teste de aviões, a companhia possui uma pista de pouso e decolagem na cidade de Gavião Peixoto, cuja extensão, de 5000 metros, a tornou terceira mais longa do mundo.

Fonte: Livro A Origem de Datas e Festas – Marcelo Duarte / Conversa com a FAB / Wikipédia

industria_aeronautica

 

Published in: on 05/10/2016 at 00:08  Deixe um comentário  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/10/05/17-de-outubro-dia-da-industria-aeronautica-brasileira/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: