5 de Outubro – Dia Nacional da Ave

No dia 05 de outubro é comemorado o “Dia da Ave”. A data comemorativa foi instituída pelo Decreto nº 63.234, de 12 de setembro de 1968, assinado pelo então Presidente Artur da Costa e Silva, e já fixava o dia 5 de outubro como “Dia da Ave”.

O Decreto foi revogado pelo Decreto 9.675, de 03 de outubro de 2002 assinado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso no qual manteve-se a data em 5 de outubro e definiu também que o símbolo do “Dia das Aves” é o Sabiá, considerada a Ave Nacional do Brasil.

Sabiá laranjeira (Turdus rufiventris) – sua figura tem o mesmo peso de nossa bandeira, hino, brasão de armas e o selo. Uma nação representada por aves não é novidade, várias outras simbolizam os países do mundo.

Imortalizado por Gonçalves Dias em sua “Canção do Exílio” e instituído como a ave símbolo do Brasil, o sabiá laranjeira mede 25 centímetros, tem plumagem parda, no ventre cor vermelho-ferrugem e bico amarelo-escuro. O que mais se destaca nesse pássaro é o seu canto. Machos e fêmeas não apresentam diferenças e ambos constroem seus ninhos. O sabiá vive bastante, cerca de 30 anos, e migra para regiões mais quentes no inverno, voltando para o ponto de origem assim que o calor aparece. Essa ave possui hábitos simples de alimentação, podendo consumir vermes e insetos do bosque. Também aprecia frutas diversas e minhocas.

Fonte: Wiki Aves / Revista Geografia

aves_dia

 

Published in: on 27/09/2016 at 00:05  Deixe um comentário  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/09/27/5-de-outubro-dia-nacional-da-ave/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: