26 de Setembro – Dia Nacional do Deficiente Auditivo

A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Deficiente Auditivo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.

Na cidade de São Paulo, a lei municipal 14.485 de 19/07/07, que consolida a legislação sobre datas comemorativas, institui o último domingo de setembro como o Dia do Surdo. A Federação Mundial dos Surdos também celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro.

No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Deficiência auditiva é o nome usado para indicar perda de audição ou diminuição na capacidade de escutar os sons. Qualquer problema que ocorra em alguma das partes do ouvido pode levar a uma deficiência na audição.

Fonte: Feneis

deficiente-auditivo

Published in: on 11/09/2016 at 23:26  Deixe um comentário  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/09/11/26-de-setembro-dia-nacional-do-deficiente-auditivo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: