25 de Setembro – Dia Nacional do Rádio

Em 1923, duas estações de rádio se desenvolviam no território nacional, a Rádio Clube de Pernambuco e a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. A Roquette Pinto, sócio-fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro é atribuído o título de pai do rádio brasileiro, sendo comemorado no dia do seu nascimento – 25 de setembro – o Dia Nacional da Radiodifusão/do Rádio.

Radiodifusão é a transmissão de ondas de radiofrequência que por sua vez são moduladas, estas se propagam eletromagneticamente através do espaço. É um meio de comunicação ao qual a maioria da população tem acesso como ouvinte. O receptor de rádio, por se tratar de um instrumento de baixo custo, pequeno porte e programações diversificadas, exerce uma maior incidência na vida diária das pessoas, tanto em zonas urbanas quanto rurais. Ele é rico em sugestão e sua capacidade de criar imagens, estabelecer laços afetivos e suscitar uma cálida sensação de intimidade com o ouvinte que recebe a mensagem em sua solidão, facilita a adesão, a identificação afetiva – mais que intelectual – a ela.

O interesse de Roquette Pinto pelo rádio começou muito cedo e se estendeu até sua morte em 18 de outubro de 1954. Foi a bordo de um velho navio que o levava para  Mato Grosso que Roquette Pinto travou conhecimento com o rádio, através de um transmissor de centelha. Depois aprendeu o código Morse usado na telegrafia e acompanhou Rondon em suas pesquisas sobre o Brasil.

Fonte: Wikipédia / Web Press / Grande FM 92,1

radio-dia

 

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/09/10/25-de-setembro-dia-nacional-do-radio/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: