21 de Setembro – Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer – World Alzheimer’s Day

21 de Setembro é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, data determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O mal de Alzheimer é a doença que mais se espalha em todo o mundo e, de acordo com dados da Federação Espanhola de Associações de Familiares de Enfermos de Alzheimer, atinge entre 8 e 15% da população mundial, com mais de 65 anos de idade.

Alzheimer foi um médico alemão, Alois Alzheimer (1864-1915) que, em 1906, ao fazer uma autópsia, descobriu no cérebro do morto lesões que ninguém nunca tinha visto antes. Tratava-se de um problema de dentro dos neurônios, os quais apareciam atrofiados em vários lugares do cérebro, e cheios de placas estranhas e fibras retorcidas, enroscadas umas nas outras. Desde então, esse tipo de degeneração nos neurônios ficou conhecido como Placas Senis, característica fundamental da Doença de Alzheimer.

No início da doença, o paciente apresenta perda de memória leve e sente-se muito confuso, pois coisas que eram simples de lembrar, como um telefone de casa ou endereço parecem “sumir” da mente. É necessário que os familiares acompanhem o doente, que pode até se perder se sair sozinho de casa, tamanha a confusão em seu cérebro.

Geralmente a doença não é tratada corretamente, pois muitas vezes o doente e os familiares não procuram a ajuda correta. Muitas pessoas pensam que é normal o idoso apresentar sintomas como esquecimento, fraqueza e irritabilidade além do normal, por isso não procuram um especialista para analisar o caso. Com isso, a doença vai evoluindo, e quando se dão conta, os remédios utilizados para tratar os sintomas já não fazem tanto efeito.

A Doença de Alzheimer apresenta como características principais problemas de memória, perdas de habilidades motoras (vestir-se, cozinhar, dirigir carro, lidar com dinheiro), problemas de comportamento e confusão mental. Soraya lamenta dizendo que a patologia é progressiva e causada por um distúrbio ainda irreversível do cérebro, cujas células se deterioram, provocando a degeneração dos neurônios.

O diagnóstico é feito com testes de memória e a avaliação deve ser feita com tomografia computadorizada ou ressonância magnética do encéfalo. Infelizmente, o tratamento para o paciente que tem Alzheimer apenas controla os sintomas e já é possível encontrar no mercado medicamentos que prolongam a vida útil do paciente, melhorando o sistema cognitivo: memória, atenção, aprendizado, desde que não seja numa fase mais avançada.

A família tem papel importantíssimo no tratamento, pois o paciente fica completamente dependente. Ele não consegue comer sozinho, tomar banho ou se locomover com facilidade e é necessário ter paciência, compreensão e habilidade para lidar com a situação.

September 21 is World Alzheimer’s Day – a day when the Alzheimer’s Association joins with organizations and people around the globe to raise awareness about Alzheimer’s and its impact on our families, communities and nations. Today, 35 million people worldwide are affected by Alzheimer’s and related dementias, and this number is growing rapidly. World Alzheimer’s Day is an opportunity to raise awareness about Alzheimer’s disease and the need for more education, support and research.

Fonte: Areté Educar / Silvia Costa / Psiqweb / World Alzheimer’s Day

alzheimers

 

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/09/08/21-de-setembro-dia-mundial-de-conscientizacao-sobre-a-doenca-de-alzheimer-world-alzheimers-day/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: