19 de Setembro – Dia Internacional de Falar Como Um Pirata – International Talk Like a Pirate Day

19 de setembro é o Dia Internacional de Falar Como um Pirata. O dia foi criado em 1995 e, segundo seus inventores, Ol’ Chumbucket (John Baur) e Cap’n Slappy (Mark Summers) é a data em que todo mundo deve adotar o vocabulário típico de um pirata. Até porque, acrescentam, é a única chance que as pessoas tem para fazer isso sem serem consideradas malucas.

É uma data um pouco difícil de comemorar aqui no Brasil, pois na nossa história há incidentes com índios, bandeirantes, jesuítas, escravos, revolucionários, cangaçeiros, mas não há registros importantes de piratas.

Para os brasileiros é realmente difícil verter o português para o “piratês”. Por isso a brincadeira funciona muito melhor com o inglês, língua na qual foi planejada.

Isso acontece porque há regras gramaticais que não tem uma tradução precisa. Substituir “you” por “me harty”, por exemplo, não é a mesma coisa que transformar “você” em “meu coração” (o que ficaria delicado demais para um pirata, convenhamos).

Outra regra do piratês é tirar o máximo de letras “g” e “v” possíveis das palavras. Pode fazer o teste: “fightin”, “sailin”, “ne’er” e “e’er”, pronunciadas com capricho, lembram bem o sotaque de um autêntico Jack Sparrow.

Mas quem não é fluente em inglês não precisa ficar de fora. Colocando uns “ahoy” no lugar de “ei” ou “e aí” e trocando qualquer “sim” por “aye” já dá pra começar. Encaixar umas palavras típicas dos filmes de piratas é outra coisa que ajuda. Dá pra usar “dobrões” quando for se referir ao dinheiro, por exemplo. Chamar alguém de “saco de pulgas” ou “verme” também vale.

E, pra quem ficou curioso, a explicação de Ol’ Chumbucket e Cap’n Slappy para a instituição da data é tão sem noção quanto o próprio feriado. Tudo teria começado em 6 de junho de 1995, quando os dois jogavam raquetebol (uma variação de squash) e um dos dois, ao levar uma bolada, gritou “Aaarrr!”.

Embora o fato tenha acontecido em junho, os dois decidiram celebrar o Talk Like a Pirate Day em 19 de setembro porque esse é o dia do aniversário da ex-mulher de Summers (a partir de 1995 mais conhecido como Cap’n Slappy). Não que ele quisesse necessariamente fazer uma homenagem, mas sim por essa ser uma data que ele lembraria com facilidade.

International Talk Like a Pirate Day (ITLAPD) a parodic holiday is discovered in 1995 by Mark Summers and John Baur of Portland, Oregon, who declared 19th September each year seeing that the day when one and all in the globe must converse like a pirate. For instance, a viewer of this holiday would meet friends not with “Hello”, but also with “Ahoy, me hearty!” The vacation, and its celebration, spring from the romanticized sight of Golden Age of Piracy.

Fonte: Vírgula / On the Rocks / Society Events

pirata1

 

Published in: on 07/09/2016 at 23:38  Deixe um comentário  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/09/07/19-de-setembro-dia-internacional-de-falar-como-um-pirata-international-talk-like-a-pirate-day/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: