16 de Setembro – Dia Nacional do Caminhoneiro

O Vice-Presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, no exercício do cargo de Presidente da República, sancionou a Lei número 11.927, em 17 de abril de 2009, instituindo o dia 16 de setembro como o Dia Nacional do Caminhoneiro.

Este dia é uma homenagem àqueles que passam a maior parte de suas vidas na estrada; àqueles a quem não importa se é domingo, natal ou ano novo: o caminhoneiro trabalha a serviço da eficiência de entrega de mercadorias e, para cumprir seus prazos, acaba sacrificando muitos de seus dias e, não raro, sua família.

Tanto tempo na estrada e o caminhoneiro ainda mostra um imenso apego aos entes queridos, muitas vezes homenageados pelas famosas “frases de caminhão”. Não é difícil avistarmos um caminhão na estrada com frases de amor para a esposa e os filhos do caminhoneiro. A fé religiosa também é explícita em inscrições que fazem alusão à Cristo e a Deus. Solitário nas estradas, o caminhoneiro se apega às crenças para conseguir cumprir sua jornada.

A questão da logística, uma vez que muitas das principais áreas agrícolas estão longe dos portos e os canais de escoamento se encontram saturados, está praticamente nas mãos do caminhoneiro: enfrentar estradas lotadas é uma realidade desse profissional. Dependem deles as valiosas cargas da agricultura: um atraso imprevisto pelo motorista pode significar a perda de uma colheita inteira.

Muitas vezes o caminhoneiro ainda tem de lidar com a falta de infra-estrutura das estradas brasileiras. Ao parar em uma barreira, podem ficar horas sem banheiro, lugar para comer ou descansar. É uma vida dura, mas levada bravamente por esses homens da estrada.

Fonte: JusBrasil Legislação / CCJ / Revista Caminhoneiro / Na Mão Certa

caminhoneiro_dia

 

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/09/07/16-de-setembro-dia-nacional-do-caminhoneiro/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: