1º de Setembro – Aniversário da Cidade de Mogi das Cruzes – SP

Mogi das Cruzes está situada em local privilegiado na Região Leste da Grande São Paulo e é o principal polo econômico e populacional da região do Alto Tietê, que conta com dez municípios. A cidade é parte do mais importante corredor econômico do País, entre as regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Em termos de logística, Mogi possui localização privilegiada. A cidade é servida por três das principais rodovias paulistas: Ayrton Senna (SP-70), Presidente Dutra (BR-116) e Rio-Santos (SP-55), por meio da Mogi-Bertioga (SP-98). Conta ainda com uma malha ferroviária de transporte de passageiros e cargas, que servem ao parque industrial do município.

Mogi está a menos de 50 quilômetros de São Paulo e próxima a regiões econômicas importantes, como o ABC paulista, Vale do Paraíba e Baixada Santista. A cidade oferece ainda fácil acesso aos portos de Santos e São Sebastião e está próxima ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O município possui 721 quilômetros quadrados de extensão territorial. A população, segundo a última atualização do IBGE, em julho de 2006, é de 372.419 habitantes.

A Prefeitura mantem 11 centros esportivos onde os frequentadores praticam futebol (campo, salão e areia), vôlei, basquete, handebol, além de receber aulas de condicionamento físico, capoeira, ginástica olímpica, natação, judô e outras opções para pessoas de todas as idades. Crianças e adolescentes contam com escolinhas de diversos esportes. Futuros atletas poderão ser absorvidos em equipes de ponta da própria cidade, que se destaca no beisebol e judô com notoriedade internacional, e no basquete, entre outros. O município conta com um ginásio poliesportivo, um dos mais modernos da América Latina e o estádio de futebol. O histórico do cenário esportivo local exibe ainda o bom desempenho de atletas em esportes como natação, atletismo e karatê.

O Pico do Urubu é um dos pontos mais altos da Serra do Itapeti, estando a uma altitude de 1.166 metros. Integra o patrimônio ambiental do município. Oferece uma vista panorâmica espetacular da Serra da Mantiqueira, do Vale do Paraíba, da planície do Tietê, da cidade de Mogi das Cruzes e da Serra do Mar.

O Parque Leon Feffer, conhecido também como Parque da Areia, foi inaugurado em 07 de agosto de 2004. É composto por uma área total de 342 mil metros quadrados, com cerca de 100 mil metros de área construída. Possui, além de extensa área verde, pista de skate, ciclovia, campo de futebol com medidas oficiais, quadras poliesportivas, quiosques com churrasqueiras, playground e vestiários. Há também atrações voltadas ao turismo ecológico e à valorização do meio ambiente como estufas para exposição e reprodução de flores, lagos, trilha para caminhada, canteiros, palmeiras e outros bens naturais que, além do lazer, pretendem impulsionar a educação ambiental aos visitantes. O local pode receber até três mil pessoas por dia. A área reservada para estacionamento tem capacidade para mais de 500 veículos. A entrada é gratuita e existem linhas circulares com saída do Terminal Integrado.

Mãe Grávida – Esculpida por Manabu Mabe em blocos de pedra, a escultura forma um conjunto harmônico, estilizando a figura feminina grávida que, segundo o autor, simboliza a fertilidade do solo. Foi inaugurada na sede da Sociedade dos Agricultores de Cocuera, em julho de 1978, em homenagem aos príncipes Akihito e Michico (atualmente imperadores), que visitavam o município.

Fonte: Prefeitura do Município de Mogi das Cruzes / Férias Tur

mogi_cruzes

Published in: on 01/09/2016 at 14:22  Deixe um comentário  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/09/01/1o-de-setembro-aniversario-da-cidade-de-mogi-das-cruzes-sp/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: