5 de Outubro – Dia Mundial dos Professores – World Teachers’Day

O Dia Mundial dos Professores, celebrado anualmente no dia 5 de outubro, é a ocasião para comemorar a profissão, cujo papel na educação de jovens e adultos permanece essencial.

A falta de professores qualificados permanece um problema crucial. A UNESCO estima que mais 18 milhões de professores são necessários para que a meta de Educação Primária Universal (EPU) seja atingida até 2015. Essa carência é especialmente aguda na África, onde mais 3,8 milhões de professores são necessários para que a EPU seja atingida. A falta de professores em países como Ruanda e Moçambique significa que salas de aula podem chegar a 60 alunos. É geralmente reconhecido que educação de qualidade não pode ser oferecida em salas de aula com mais do que 40 alunos.

A quantidade não é o único problema e o treinamento insuficiente é outra deficiência séria. Em países em desenvolvimento, segundo o Instituto de Estatísticas da UNESCO, é comum o registro de professores que não possuem educação avançada. Para melhorar a situação, somente políticas coerentes podem promover a contratação de professores em números suficientes e, com isso, garantir seu status e assegurar um treinamento de qualidade.

O Dia Mundial dos Professores enfatiza a importância das Recomendações de 1966 da OIT/UNESCO em relação ao Status dos Professores. Outra recomendação referente ao Status de Professores da Educação Superior foi adotada em 1997. Ambas estabeleceram diretrizes que norteiam a formação e as condições de trabalho dos professores, a participação deles e de seus representantes em decisões educacionais e as medidas que devem ser tomadas em cada país para a qualificação de profissionais e de ambientes de aprendizagem. Estes dois textos são os únicos instrumentos normativos de seu gênero existentes em nível internacional.

World Teachers’ Day, held annually on October 5th since 1994, commemorates teachers’ organizations worldwide. Its aim is to mobilise support for teachers and to ensure that the needs of future generations will continue to be met by teachers.

According to UNESCO, World Teachers’ Day represents a significant token of the awareness, understanding and appreciation displayed for the vital contribution that teachers make to education and development.

Education International (EI) (the global union federation that represents education professionals worldwide) strongly believes that World Teachers’ Day should be internationally recognized and celebrated around the world. EI also believes that the principles of the 1966 and 1997 Recommendations should be considered for implementation in all nations.

Over 100 countries observe World Teachers’ Day. The efforts of Education International and its 401 member organisations have contributed to this widely spread recognition. Every year, EI launches a public awareness campaign to highlight the contributions of the teaching profession.

Fonte: UNESCO Brasil / Wikipédia

prof_mund2

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2014/10/04/5-de-outubro-dia-mundial-dos-professores-world-teachersday-2/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: