9 de Maio – Dia da Europa – Europe Day

Poucas pessoas sabem que em 9 de maio de 1950 nasceu a Europa comunitária, numa altura em que a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava todo o continente. Nesse dia, em Paris, a imprensa foi convocada ao quartel-general do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, para uma comunicação da maior importância.

Redigida por Jean Monnet, comentada e lida à imprensa por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros da França, a declaração propunha a criação de uma instituição europeia supranacional, incumbida de gerir as matérias-primas que constituíam a base do poderio militar, o carvão e o aço. Os países convidados a renunciar desta forma ao controle exclusivamente nacional destes recursos fundamentais para a guerra, só há muito pouco tempo tinham deixado de se destruir mutuamente num conflito terrível, de que tinham resultado incalculáveis prejuízos materiais e, sobretudo, danos morais: ódios, rancores e preconceitos.

Assim, tudo começou nesse dia, razão que levou os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, a decidirem celebrar o 9 de maio como “Dia da Europa”.

A Europa, enquanto conjunto de povos conscientes de pertencerem a uma mesma entidade que abrange culturas análogas ou complementares, existe já há séculos. No entanto, a consciência desta unidade fundamental, enquanto não deu origem a regras e a instituições, não pôde evitar os conflitos entre os países europeus. Ainda hoje, alguns países que não fazem parte da União Europeia não estão ao abrigo de tragédias terríveis.

A integração da Europa não se constrói num dia, nem em algumas décadas: as lacunas são ainda numerosas e as imperfeições evidentes. A construção iniciada imediatamente a seguir à II Guerra Mundial foi muito inovadora: o que nos séculos ou milênios precedentes podia assemelhar-se a uma tentativa de união, foi na realidade o fruto de uma vitória de uns sobre os outros. Estas construções não podiam durar, pois os vencidos só tinham uma aspiração: recuperar a sua autonomia.

Hoje se ambiciona construir uma Europa que respeite a liberdade e a identidade de cada um dos povos que a compõem, gerida em conjunto e aplicando o princípio segundo o qual apenas se deve fazer em comum o que pode ser mais bem feito dessa forma. Só a união dos povos pode garantir à Europa o controle do seu destino e a sua influência no mundo.

Europe Day, May 9, marks the anniversary of the day in 1950 that the first move was made towards the creation of what is now known as the European Union. French Foreign Minister Robert Schuman gave a speech (Read here Schuman’s declaration) calling for European countries to combine their coal and steel production under a single European institution, as “the first concrete foundation of a European federation”.

Fonte: Europa / Nothingandall

europa-dia

Anúncios
Published in: on 09/05/2014 at 01:42  Deixe um comentário  
Tags:

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2014/05/09/9-de-maio-dia-da-europa-europe-day/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: