27 de Abril – Dia da Maximafilia

Em homenagem a data de nascimento de A.P.Figueiredo, considerado o Patrono da Maximafilia Brasileira.

Maximafilia é a denominação que se dá ao colecionismo de máximos postais, peças que se caracterizam pela união de um cartão-postal, um selo postal e um carimbo filatélico, todos os elementos com a mesma temática.

Trata-se de um hobby em expansão, juntamente com a filatelia, a cartofilia e a marcofilia, estimulado ainda mais pela intensificação das comunidades virtuais de interesse comum da internet.

Classe da filatelia reconhecida pela Federação Internacional de Filatelia (FIP), a maximafilia tem suas regras próprias, válidas em todos os países associados. O “Regulamento Especial para a Avaliação de Participações de Maximafilia” e as “Diretrizes para Avaliação das Participações de Maximafilia em Exposições FIP (Guidelines)” foram aprovados pela Conferência da Comissão de Maximafilia da FIP ocorrida em Málaga, na Espanha, em outubro de 2006, sendo aprovadas pelo Bureau da Federação em Luxemburgo, em março de 2007.

Os elementos que compõem um postal máximo devem obedecer às seguintes características :
1 – O selo postal deve ter poder de franquia e ser colocado exclusivamente no lado ilustrado do postal. Não são permitidos selos de porte, pré-obliterados, fiscais e de serviço.
2 – As dimensões do postal ilustrado devem obedecer ao estipulado pela Convenção Postal Universal (máxima de 105 x 148 mm. e mínima de 90 x 140 mm., com a tolerância de +/- 2 mm.) e pelo menos 75 % da sua área deve ser utilizada para a ilustração, devendo esta mostrar a melhor concordância possível com o motivo do selo ou com um dos seus motivos, no caso de existirem vários. Não são permitidos postais cujas ilustrações sejam meras reproduções de selos.
3 – Obliteração postal e data : a ilustração da obliteração e o local onde esta se efetua (nome da agência postal ), devem ter relação íntima e direta com o motivo do selo e do postal ilustrado. A data da obliteração deve estar dentro do período de circulação do selo e tão próxima quanto possível da data de emissão daquele.

Uma apresentação caprichada e sóbria valoriza o conjunto.

Fonte: Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo / Wikipédia / CCGaia

maxi3

 

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2014/04/19/27-de-abril-dia-da-maximafilia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: