15 de Abril – Dia do Desarmamento Infantil

Mais de 200 mil crianças e jovens de cinco capitais brasileiras já tiveram acesso a armas de fogo dentro de escolas públicas e privadas do Brasil, segundo estudos realizados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 2005. Essa facilidade em conseguir armamentos acabou criando no Brasil o Dia do Desarmamento Infantil, a ser comemorado anualmente no dia 15 de abril.

Nesse dia são feitas campanhas em que as crianças trocam armas de brinquedo por revistas, livros, doces ou outros brinquedos. As trocas são feitas em escolas, parques, postos policiais, prefeituras, bancas de jornal, ou em outros pontos do comércio. Em geral são arrecadadas muitas armas de brinquedo, que costumam ser levadas para reciclagem.

A ideia da troca de brinquedos deseja atingir não só os pequenos, mas também os pais, os quais têm um papel fundamental na educação contra a violência e devem dar exemplos de paz dentro de casa.

O Estatuto do Desarmamento, criado no ano de 2004, aponta que a criminalidade está diretamente ligada ao uso de armas de fogo e que a maioria das vítimas tem idade entre 15 e 25 anos. O documento pretende combater a venda ilegal e o contrabando de armas para diminuir a violência no País.

Fonte: Turminha do MPF / Mini Web Educação / Criança PB

desarme1

 

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2014/04/14/15-de-abril-dia-do-desarmamento-infantil/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: