11 de Abril – Dia Mundial da Doença de Parkinson – World Parkinson’s Day

A 11 de abril comemora-se o Dia Mundial da Doença de Parkinson, pois esta é a data de nascimento de James Parkinson, o médico que identificou e descreveu, pela primeira vez, os sintomas da doença.

O mal de Parkinson é uma doença crônica que afeta o sistema nervoso. Ela interfere diretamente na coordenação motora dos portadores, dificultando a execução das suas atividades cotidianas até gerar a privação total dos movimentos dessas pessoas.

A doença de Parkinson é uma perturbação degenerativa e lentamente progressiva do sistema nervoso que apresenta várias características particulares: tremor em repouso, lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular.

Os sintomas iniciais da doença são dores, fadiga e depressão e nos estágios mais avançados, o Parkinson se manifesta através de tremores e rigidez muscular. Suas causas ainda não são conhecidas, mas acredita-se que lesões ou o mau funcionamento de uma determinada região do cérebro podem ser os principais causadores da doença. Essa região, chamada núcleo de base, concentra as células produtoras de dopamina, substância que comanda a atividade muscular.

O tratamento para a Doença de Parkinson só foi descoberto nos anos 60, quando a região cerebral em questão e os processos de perda neuronal foram identificados. Os remédios e procedimentos cirúrgicos usados no tratamento são apenas paliativos e se concentram na atenuação dos sintomas motores, mas não são capazes de conter o avanço da doença. A cura para o mal de Parkinson continua desconhecida.

João Paulo II, Michael J. Fox, Cassius Clay. Três homens de gerações diferentes e estilos de vida distintos. Todos, no entanto, padecem ou padeceram da doença de Parkinson.

Em fases terminais, o sofrimento é grande, como o demonstraram os últimos anos de vida de João Paulo II, um entre os muitos doentes de Parkinson, que serão milhões em todo o mundo. O Papa não é caso único entre os famosos com este mal. O antigo campeão de boxe dos Estados Unidos, Cassius Clay (mais tarde rebatizado como Muhammad Ali) tem o mesmo problema e são já evidentes os avanços da doença. O ágil campeão, que tantas lutas ganhou no ringue, hoje tem dificuldades em se movimentar.

No entanto, muitos dos avanços na investigação sobre a doença devem-se ao ator americano Michael J. Fox, menino bonito de Hollywood na década de 80, foi a pessoa mais nova a quem diagnosticaram Parkinson. O ator tinha 30 anos quando soube a doença que tinha e, desde então, trava um batalha contra o tempo. A Fundação Michael J. Fox distribui todos os anos milhões de dólares para a investigação sobre a doença e inovação nos métodos de tratamento.

World Parkinson’s Day is celebrated annually on 11th April, the birthday of Sir James Parkinson, to promote the need for accessible specialist services, and to promote Parkinson’s awareness.

Fonte: UFSC / World Parkinson’s Day

parkinson

 

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2014/04/11/11-de-abril-dia-mundial-da-doenca-de-parkinson-world-parkinsons-day/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: