4 de Abril – Dia Internacional de Alerta as Minas Terrestres e Assistência à Desminagem – International Day for Mine Awareness and Assistance in Mine Action

Segundo dados das Nações Unidas mais de 6 mil pessoas morrem ao ano vitimadas por esses artefatos. Mais de 70 países continuam minados.

O Camboja é um dos países mais afetados pelas minas. Segundo o relatório de 2005 da ICBL (sigla em inglês de International Campaign to Ban Landmines), mais da metade do território cambojano está contaminado pelo artefato.

A Colômbia é o país com maior número de acidentes com minas terrestres do mundo. 97% dos acidentes ocorrem em zonas rurais. De acordo com dados do governo, o primeiro acidente com uma mina no país foi registrado em 1990. Desde então, ocorreram acidentes em cerca de 660 municípios, fazendo uma média de três vítimas por dia, de acordo com o relatório de 2005 da ICBL. Do total de acidentes registrados entre 1990 e 2005, mais de mil foram fatais.

O número exato de minas não é conhecido, mas segundo a ICBL, sabe-se que a China tem cerca de 110 milhões de minas, a Rússia 50 milhões e Estados Unidos 10 milhões.

To raise awareness about landmines and spur greater efforts for their eradication, the United Nations General Assembly officially proclaimed on December 8, 2005, that April 4 of each year be observed as International Day for Mine Awareness and Assistance in Mine Action.

The International Campaign to Ban Landmines (ICBL) is a global network in over 90 countries that works for a world free of antipersonnel landmines and cluster munitions, where landmine and cluster munition survivors can lead fulfilling lives.

Fonte: DESARME / Manila Bul / ICBL

alerta_minas2

 

Published in: on 04/04/2014 at 01:38  Deixe um comentário  
Tags:

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2014/04/04/4-de-abril-dia-internacional-de-alerta-as-minas-terrestres-e-assistencia-a-desminagem-international-day-for-mine-awareness-and-assistance-in-mine-action/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: