3 de Abril – Dia do Atuário

Em 3 de abril de 1970, os atuários brasileiros conquistavam a regulamentação oficial do exercício de sua profissão. Neste dia, por meio do Decreto número 66.408, foi outorgado o Regulamento que dispõe sobre o exercício da profissão de atuário no Brasil, aprovado no ano anterior. Embora não seja uma data oficial (não há lei que trate do assunto), todos os anos a classe atuarial brasileira celebra esta data, com a comemoração do Dia do Atuário.

Atuário é o termo que designa o profissional técnico especialista em mensurar e administrar riscos. O atuário deve ter formação acadêmica em Ciências Atuariais, ter conhecimentos em matemática, estatística, direito, economia e finanças, para agir no mercado econômico-financeiro na promoção de pesquisas e estabelecimento de planos principalmente na área de seguros, previdência complementar aberta ou fechada, e sendo capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo.

Este profissional é capaz de criar modelos matemáticos para planos de investimentos e amortização, para seguro social e privado; efetuar cálculos de probabilidades de eventos, avaliar riscos, fixar valores de prêmios de seguro ou de indenizações e, ainda, trabalhar em outras áreas, coligadas ao tema risco.

Estima-se que haja no mundo, cerca de 36 mil atuários, em sua maioria regulados por entidades nacionais ligadas à Associação Atuarial Internacional (IAA, na sigla em inglês).

A origem do termo remonta a história antiga onde, entre os romanos, os actuarius eram escribas que redigiam as atas do senado. Por meio de sinais convencionados, reduziam a linguagem escrita nos discursos e debates. Posteriormente, o termo passou a designar também os escrivães públicos que registravam nascimentos e óbitos.

No século XVII, passaram a ser conhecidos como atuários, os pesquisadores que organizavam modelos estatísticos-populacionais, como as Tábuas de Vida. Deste grupo de cientistas é que sairiam os “primeiros atuários modernos”, que passaram a utilizar recursos matemáticos para o cálculos de prêmios, reservas, anuidades. O primeiro atuário “profissional” foi William Morgan, que em 1775 recebeu esse cargo na Equitable Life, de Londres.

Fonte: Wikipédia / Provisões Blogue

atuario

Published in: on 03/04/2014 at 00:49  Deixe um comentário  
Tags:

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2014/04/03/3-de-abril-dia-do-atuario/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: