Autorretrato e porta-retrato: regras diferentes

Em tempos de reforma ortográfica, muita gente pensa que as alterações foram bem mais abrangentes do que realmente foram. Há quem não compreenda por que “autorretrato” passa a ser escrito com “rr” e “porta-retrato” continua com hífen.

Esse tipo de confusão se desfaz quando a pessoa olha o que deve ser olhado: o início da palavra. “Auto-” é um prefixo, “porta-” é uma forma do verbo “portar”. Os prefixos terminados em vogal unem-se, agora sem hífen, aos termos iniciados por “r” mediante a duplicação dessa consoante.

A regra, porém, não se estende a substantivos compostos, que têm dois ou mais radicais. Assim, “porta-retrato” continua com hífen, como a maioria dos demais compostos iniciados por verbo (“porta-bandeira”, “abre-alas”, “lança-perfume”, “arranca-rabo”, “arrasta-pé” etc).

A maioria requer o hífen, mas há exceções, já consagradas pelo uso. É o caso de “girassol”, “passatempo” e agora, com a reforma, “mandachuva” e, ao que tudo indica, “vagalume”. De modo geral, entretanto, emprega-se o hífen nos compostos formados de verbo seguido de substantivo (“porta-luvas”, “para-brisa”, “pica-pau”, “beija-flor”, “saca-rolha”, “mata-burro”, “borra-botas” etc).

Fonte: Dicas de Português UOL Educação Por Thaís Nicoleti

novo-acordo

Published in: on 01/04/2014 at 11:09  Deixe um comentário  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2014/04/01/autorretrato-e-porta-retrato-regras-diferentes/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: