1º de Abril – Dia da Mentira

Uma das explicações para o dia 1º de abril ter se transformado no dia da mentira, seria proveniente de uma brincadeira surgida na França. A brincadeira teve início no ano de 1564, quando o rei da França Carlos IX, decretou que o ano fosse iniciado no dia primeiro de janeiro, o que gerou uma confusão muito grande, pois não havia os meios de comunicação para propagação da nova data.

Desde o início do século XVI, o Ano Novo era comemorado no dia 25 de março, data que assinalava a chegada da primavera. As festas tinham duração de uma semana e terminavam no dia 1º de abril. Dia esse que, antes do decreto citado acima era reconhecido como início do ano e depois passou a ser conhecido como dia da mentira por motivo das brincadeiras que eram feitas para provocar risos.

As brincadeiras, chamadas pelos franceses de plaisanteries, apareceram por todo o mundo, como por exemplo, a da carta, que se enviava por um portador designada a outra pessoa, na qual continha a seguinte frase: “Hoje é primeiro de abril. Mande este burro para onde ele quiser ir”. Outra brincadeira valia-se de mandar cartas convidando amigos para o casamento de pessoas que não se conheciam, nestas eram indicados todos os detalhes sobre o casamento fictício.

No Brasil a data começou a ser propagada em Pernambuco, onde circulou “A Mentira” em 1º de abril de 1848, que noticiava sobre o falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

O dia da mentira não ocorre ao mesmo tempo em todo mundo. A data é pouco conhecida por pessoas que não vivem no ocidente.

Fonte: Brasil Escola

mentira1

Published in: on 30/03/2014 at 23:14  Deixe um comentário  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2014/03/30/1o-de-abril-dia-da-mentira/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: