5 de Março – Dia Nacional da Música Clássica

O dia escolhido para celebrar o Dia Nacional da Música Clássica recaiu na data de nascimento de um dos maiores compositores brasileiros: Heitor Villa-Lobos.

Com o Decreto espera-se que a música clássica torne-se mais conhecida por uma parcela maior da população e seja inserida na educação dos jovens. A partir de agora, a música será homenageada no país nas seguintes datas: 14 de setembro, Dia do Frevo; 27 de setembro, Dia da Música Popular Brasileira; 22 de novembro, Dia Nacional da Música e do Músico; e 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba; além de 5 de março.

O público de música clássica no Brasil cresce a cada dia. Em 6 anos, o público da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo subiu de 68.134 para 172.879 espectadores.

No Rio de Janeiro, as estatísticas apontam um crescimento expressivo tanto no leque de programações como no público, que ganha perfil eclético.

O Brasil realiza hoje em torno de 60 festivais por ano de música clássica, que vem batendo recordes de público a cada edição. O maior deles, o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão mantem um público anual em torno de 80 mil pessoas.

Fonte: Audições Brasileiras / Revista Cello

musica-classica1

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2014/03/03/5-de-marco-dia-nacional-da-musica-classica/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: