19 de Fevereiro – Aniversário da Cidade de Osasco – SP

Município situado a sudeste do Estado de São Paulo, conhecido como Cidade Trabalho, Osasco possui um importante parque industrial composto por cerca de 500 indústrias, com destaque para as metalúrgicas, têxteis, derivados de madeira a alimentícias e é importante no setor de serviços. Seu padroeiro é Santo Antônio.

Antes um bairro da capital do Estado, tornou-se município emancipado em 19 de fevereiro de 1962. Na região onde está situada, antes existiam vários sítios e chácaras. Próximo às margens do Rio Tietê, no século XIX, havia uma aldeia de pescadores e também grandes fazendas. Seu nome vem de uma vila italiana onde nasceu uma das figuras mais importantes da atual Osasco, Antônio Agú.

Agú foi proprietário de vários negócios e terras na região e, em 1887, comprou uma gleba de terra no quilômetro 16 da Estrada de Ferro Sorocabana. Por volta de 1890, resolveu ampliar sua pequena olaria. A olaria que fabricava tijolos e telhas passou a produzir também tubos e cerâmicas, dando origem à primeira indústria da cidade.

Após outras iniciativas, em 1895, Agú construiu a estação ferroviária, erguendo várias casas nos arredores para abrigar os operários que chegavam para realizar a obra. Daí por diante, Osasco não parou de crescer e por consequência, diversas indústrias importantes se instalaram por lá. Foi na cidade que também aconteceu o primeiro voo da América do Sul.

 É considerada a 5º maior cidade do Estado de São Paulo e uma das mais promissoras do Brasil.

Fonte: Férias Tur / Cidades

osasco2

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2014/02/16/19-de-fevereiro-aniversario-da-cidade-de-osasco-sp/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: