24 de Janeiro – Dia Nacional do Aposentado

Em 24 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional do Aposentado – a data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloi Chaves, criando, na época, a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro. É o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal.

Um documento da Organização das Nações Unidas (ONU) concluiu que o número de idosos no mundo inteiro será maior que o de crianças, pela primeira vez na história, em 2045 e essa mudança provocará impactos em vários aspectos, inclusive no crescimento econômico, nos padrões de consumo e nas aposentadorias.

No Brasil, em 2007, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo IBGE, mostrou que existem no país quase 20 milhões de idosos, quase 9 milhões na faixa etária de 70 anos ou mais. O aumento da expectativa de vida e sua relação com aposentadorias é um fenômeno alvo da atenção de diversos governos no mundo. Por conta disso, vários países já estão adequando parâmetros, aumentando a idade mínima para o início da aposentadoria, a exemplo do que já aconteceu na Dinamarca, Holanda e Alemanha, onde a partir de 2010, os trabalhadores só poderão se aposentar a partir de 67 anos, onde hoje a idade mínima é 65 anos.

Hoje existem 26,6 milhões de aposentados e pensionistas na folha de pagamento da Previdência Social. Desse total, 9 milhões ganham acima de um salário mínimo e desde 1991 tiveram o índice de reajuste desvinculado do salário mínimo.

Fonte: Sindifisco Nacional / Infonet

aposentado_dia

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2014/01/19/24-de-janeiro-dia-nacional-do-aposentado/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: