21 de Janeiro – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Dia instituído pela Lei número 11.635, de 27 de dezembro de 2007.

A criação da lei e a data da comemoração foram motivadas por um episódio ocorrido na Bahia. Em 21 de janeiro de 2000, uma mãe de santo faleceu, após ser vítima de atos violentos praticados por fanáticos.

De acordo com o IBGE, os brasileiros se declaram praticantes de mais de 30 religiões diferentes. A diversidade é uma das nossas grandes riquezas e precisamos estimular na sociedade a convivência pacífica dentro das diferenças.

As religiões de matriz africana são historicamente as que enfrentam o maior preconceito e discriminação no Brasil e seus praticantes são motivo de todos os tipos de chacota nas mais diversas áreas da sociedade. Em alguns lugares do Brasil, ainda é necessária a autorização da Delegacia de Polícia para o pleno funcionamento dos cultos de matriz africana (candomblé, umbanda, entre outros).

A cartilha Diversidade Religiosa e Direitos Humanos, editada em 2003 pela SEDH/PR, ensina que invadir terreiros, desrespeitar a espiritualidade dos povos indígenas ou tentar impor a eles a visão de que sua religião é falsa, agredir ciganos devido à sua etnia ou crença é intolerância, essas discriminações contra religiões  contrariam a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Brasileira.

Fonte: Soleis / Poeira Cósmicaintolerancia_religiosa

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2014/01/16/21-de-janeiro-dia-nacional-de-combate-a-intolerancia-religiosa/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: