12 de Janeiro – Aniversário da Cidade de Belém – PA

Capital do segundo maior Estado do Brasil, o Pará, Belém é uma cidade referencial na Amazônia. Conhecida por realizar há mais de 200 anos uma das maiores festas religiosas do País, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre no segundo domingo do mês de outubro, Belém está localizada a aproximadamente 160 quilômetros da linha do Equador, e está às margens da baía do Guajará e do rio Guamá. Mais da metade de sua área de 718 quilômetros quadrados é formada por ilhas.

A população possui características étnicas que misturam o índio, o negro e o branco europeu. De acordo com dados do IBGE, em 1996 a população da Grande Belém era de aproximadamente 1,6 milhões de habitantes.

O clima em Belém é quente e úmido, influência direta da floresta amazônica, onde as chuvas são constantes. As incontáveis mangueiras existentes nas ruas da cidade – daí o título de Cidade das Mangueiras – ajudam a amenizar o calor, principalmente nos meses mais quentes de julho a novembro quando a temperatura pode chegar a 38 graus.

Além de aliviar o calor, as mangueiras ornamentam a cidade e fazem a delícia dos amantes da manga, já que em janeiro e fevereiro, época da safra, Belém é inundada pelo fruto.

A culinária paraense é uma das mais típicas e diversificadas do Brasil, não só pela clara influência indígena, mas também pela variedade de peixes e frutas existente na região e que emprestam exotismo e sofisticação aos pratos.

O bairro da Cidade Velha é o mais antigo de Belém. Foi a partir dele que surgiu a cidade, fundada em 12 de janeiro de 1616 pelo explorador português Francisco Caldeira Castello Branco, que desembarcou na região comandando uma missão religiosa e militar com o objetivo de conquistar uma importante área: a foz do Rio Amazonas.

No bairro pode-se encontrar rico patrimônio arquitetônico composto de casarões, palacetes e igrejas em estilo neoclássico, herança da era da borracha, época de grandes mudanças no perfil urbano e social da cidade.

Na Cidade Velha estão localizados grande parte dos pontos turísticos de Belém: Forte do Castelo, Mercado do Ver-O-Peso, Igreja da Sé, Conjunto Arquitetônico Feliz Lusitânia, Palácios Antônio Lemos e Lauro Sodré, entre outros.

A cidade se ampliou e surgiram vários bairros. Belém virou um importante marco estratégico para a coroa portuguesa. Mas a convivência entre portugueses, índios e negros nem sempre foi tranquila.

Como a independência do Brasil em 1822 não foi aceita pela província do Pará, surgiu um sangrento conflito: a Cabanagem. Pela primeira vez, setores populares tomaram o poder. O movimento, no entanto, foi dizimado pelo governo imperial, mas a lembrança da revolução cabana ainda permanece na memória dos paraenses.

O destino da região mudou definitivamento com a implantação da rodovia Belém-Brasília na década de 60. Ferro, cobre, manganês, bauxita, entre outros minérios fazem do subsolo da Amazônia um dos mais ricos do planeta. Com isso, grandes projetos foram instalados no sul do Pará, o que acabou por provocar intensa migração para a região.

A cidade cresce e hoje Belém é parada obrigatória para aqueles que desejam conhecer mais de perto a região que possui a maior biodiversidade do mundo, a Amazônia.

Aniversário da Cidade: 12 de janeiro

Fonte: Férias Tur

belem3

Anúncios
Published in: on 12/01/2014 at 00:52  Deixe um comentário  
Tags: , , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2014/01/12/12-de-janeiro-aniversario-da-cidade-de-belem-pa/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: