21 de Dezembro – Dia de São Pedro Canísio

Nasceu em 8 de maio de 1521 em Niemguen, Holanda. Era advogado e de família rica, mas ninguém suspeitava que ele carregava o silício. Possuía uma enorme cultura teológica, zelo, e operosidade, mas também possuía um espírito pacífico e conciliador. Escreveu obras de erudição e catequéticas, adaptando o ensino à capacidade dos pequenos e dos grandes. Ocupava o seu tempo na oração e penitência.

Foi educado em Colonha e estudou teologia em Mainz. Em 1543, ele entrou para a Ordem da Companhia de Jesus e mais tarde voltou a Colonha, onde fundou uma comunidade jesuíta e atuou na resistência contra as políticas protestantes do Arcebispo de Hermann de Wied. Como seus talentos foram logo reconhecidos pela Ordem, ele foi indicado professor e estabeleceu Colégios Jesuítas em Munique, Innsbruck, Viena ,Wurzburg e Dillingen. Ele logo ficou famoso pelos seus notáveis sermões e uma coerente defesa da Doutrina Católica e sua resistência ao protestantismo, especialmente na Bavária, Boehmia e em outras partes da Áustria. O Arquiduque (mais tarde imperador) Ferdinando tornou Pedro seu conselheiro e ofereceu a ele a importante SÉ Viena em 1552. Os superiores de Pedro exigiram que ele não aceitasse a Sé, já que seus talentos eram exigidos em outros locais para a luta contra o Protestantismo.

Ele tem o crédito de ter revitalizado o Catolicismo na Áustria e na Alemanha numa época de grande perigo de perda para o Protestantismo. Pelos seus brilhantes escritos, é honrado como o segundo Apóstolo da Alemanha. Um notável teólogo, Pedro foi o autor de vários catecismos, o mais famoso é a “Summa Doutrinae Cristianae” publicado em 1555. “Summa” apresenta os dogmas católicos e 211 questões e respostas, é a principal obra da Reforma Católica (com exceção dos Exercícios Espirituais) e já foi impressa em 400 edições ao longo dos anos.

Pedro faleceu no dia 21 de dezembro de 1597, na cidade de Friburgo, Suíça. Foi beatificado em 1864 pelo Papa Pio IX e canonizado e indicado Doutor da Igreja em 1925 pelo Papa Pio XI.

É padroeiro da Alemanha, dos escritores e da imprensa católica. Sua festa é celebrada no dia 21 de dezembro

Fonte: Canção Nova / Cadê Meu Santo

sao-pedro-canisio

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/12/20/21-de-dezembro-dia-de-sao-pedro-canisio/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: