12 de Novembro – Dia Mundial da Pneumonia – World Pneumonia Day

A 12 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Pneumonia. A doença  mata três milhões de pessoas por ano, entre as quais 476 mil crianças, segundo dados da OMS.

A pneumonia se caracteriza como sendo uma inflamação dos alvéolos pulmonares, com ou sem infecção. Vírus, fungos, protozoários e bactérias são capazes de provocá-la, sendo mais comuns as pneumonias causadas por pneumococos.

Afeta pessoas de todas as idades, desde que estejam com baixa imunidade: é por tal motivo que é comum ouvirmos casos de pessoas que desenvolveram a pneumonia a partir de uma gripe.

Esta doença pode se instalar quando há a inalação, ingestão de bactérias que se proliferaram na boca, ou condução de patógenos de outras infecções, via corrente sanguínea. No primeiro caso, gotículas de saliva e secreções contaminadas propiciam o contágio.

Tosse com secreção, dores torácicas, febre alta, calafrios, dores de ouvido e respiração curta e ofegante são alguns de seus sintomas. Em idosos, pode haver confusão mental. Não sendo tratada, acúmulo de líquidos nos pulmões e ulcerações nos brônquios podem surgir.

Para diagnóstico, ausculta dos pulmões e radiografias do tórax são essenciais. Exames de sangue e de catarro podem ser solicitados, a fim de identificar o agente causador da doença e se buscar o tratamento mais adequado. Geralmente, antibióticos são receitados e, em alguns casos – como os de pacientes idosos, manifestação de febre alta e alterações clínicas – é necessária a internação. Uma dieta apropriada e o isolamento do indivíduo doente são medidas igualmente importantes: o primeiro visando à recuperação do sistema imune da pessoa comprometida; e o segundo a fim de evitar o contágio. Ficar em repouso é necessário.

Gripes que duram mais de uma semana e febre persistente devem ser motivo de atenção. Não fumar nem beber exageradamente, alimentar-se bem, ter bons hábitos de higiene, sempre fazer a manutenção dos ares-condicionados e evitar a exposição a mudanças bruscas de temperatura são medidas preventivas.

Vale lembrar que, para pneumonia, há vacina (a mesma indicada para meningite); e que esta e a vacina contra o vírus influenza são necessárias em caso de idosos, soropositivos, asplênicos, alcoólicos e demais pessoas com sistema imune debilitado.

Established in 2009, World Pneumonia Day is marked every year on November 12th to:  raise awareness about pneumonia, the world’s leading killer of children under the age of five;  promote interventions to protect against, prevent and treat pneumonia; and  generate action to combat pneumonia.

In 2011, a staggering 1.3 million children died from pneumonia, making it the leading killer of children under five. Despite the existence of low-cost and highly effective antibiotics, less than one third of children with suspected pneumonia use antibiotics and a tiny minority receive amoxicillin in the ideal form for small children – a tablet that dissolves in liquid.

Fonte: Cinfaes / World Pneumonia Day Org / Wikipédia / Brasil Escola

pneumo

Anúncios
Published in: on 09/11/2013 at 02:16  Deixe um comentário  
Tags: , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/11/09/12-de-novembro-dia-mundial-da-pneumonia-world-pneumonia-day/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: