11 de Outubro – Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

A obesidade é o excesso de gordura corporal, que acumulada no organismo é prejudicial à saúde. Como causas do aumento da morbidade em pacientes obesos se inclui a resistência à insulina, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão, aterosclerose, distúrbios pulmonares, câncer, alterações nos lipídios séricos, entre outros.

O tratamento da obesidade se baseia em exercícios físicos, mudança dos hábitos alimentares e quando o excesso de peso representa um risco à saúde, associam-se medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.

Atualmente, existem fármacos que diminuem a fome (catecolaminérgicos), que aumentam a saciedade (serotoninérgicos) e os que diminuem a absorção de gorduras.

Combater e prevenir são ações urgentes diante de um problema que vem adquirindo proporções epidêmicas. Segundo projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, cerca de 2,3 bilhões de adultos vão estar com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos.

No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. O excesso de peso acomete 40% da população brasileira, aumentando o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado entre outras.

Fonte: SBEM / Lei Direto / Ciber Saúde

obesidade_prevencao

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/10/06/11-de-outubro-dia-nacional-de-prevencao-da-obesidade/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: