17 de Setembro – Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga

É um dia para celebrar a importância das empresas e dos trabalhadores que fazem a riqueza do Brasil circular, apesar de todas as dificuldades historicamente enfrentadas pelo setor.

A Resolução 437/04, da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) instituiu oficialmente o Registro Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas. Segundo o documento, o registro é de porte obrigatório dos transportadores em seus veículos e deve ser requerido por empresas prestadoras de serviços de transporte, cooperativas de transporte de cargas e caminhoneiros (autônomos).

A profissão de transportador tem uma rotina estafante. A excessiva carga de trabalho, além de trazer exaustão para os transportadores de cargas, representa um perigo para a segurança nas estradas. Não é raro ouvirmos sobre acidentes causados por motoristas que dormiram ao volante, devido ao ritmo alucinante das viagens exigidas pelas empresas.

É impossível não reconhecer a importância desses profissionais; são eles que garantem o bom andamento da economia, fazendo com que as mercadorias cheguem a tempo aos locais de destino. Por isso mesmo a profissão exige muita responsabilidade; a habilitação para veículo comum não vale para os motoristas de veículos pesados de carga (habilitação do tipo B). É necessária, no mínimo, habilitação tipo C.

Fonte: Tassi Transportes / Associação Nacional do Transporte de Cargas

transportador_rodoviario

Anúncios
Published in: on 15/09/2013 at 01:46  Deixe um comentário  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/09/15/17-de-setembro-dia-nacional-do-transportador-rodoviario-de-carga/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: