8 de Setembro – Dia Internacional da Alfabetização – International Literacy Day

O dia 8 de setembro foi estabelecido pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Alfabetização.  Para o Brasil, tal data nos faz recordar aquilo que podemos verificar no cotidiano desse país: o grande número de jovens e adultos que não sabem ler nem escrever, ou o fazem de maneira precária, com dificuldades. O número de analfabetos gira em torno de 10 % da população com mais de 15 anos (14 milhões de pessoas), e os que enfrentam dificuldades, aqueles que leem ou escrevem um pouquinho, como se costuma dizer, atingem 22% (30 milhões de pessoas). São quase 35 milhões de jovens e adultos que não tem o domínio deste importantíssimo instrumento de inserção social.

Apesar do Ensino Fundamental – hoje de 9 anos – ser um direito constitucional de qualquer pessoa, e portanto um dever do Estado em ofertá-la, nossa população tem apenas 7,2 anos de estudo em média. Média enganosa é verdade, pois alguns poucos tem seus estudos completados no ensino superior e até em pós-graduação e uma grande maioria não conseguiu completar a sua escolaridade básica. E entre esta grande maioria ainda há muita desigualdade, pois os brancos tem mais escolaridade média que os negros e as populações indígenas, os que estão na zona urbana tem mais escolaridade que os da zona rural, os que vivem na região sul tem mais acesso que aqueles que estão no norte ou no nordeste.

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.

A alfabetização é um forte instrumento de inclusão social e é um fator determinante de mudança e um instrumento prático de poder no que respeita às três vertentes principais do desenvolvimento sustentável: o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento social e a proteção do ambiente.

A experiência e os estudos efetuados mostram que a alfabetização pode ter um papel essencial na erradicação da pobreza, no aumento das possibilidades de emprego, na promoção da igualdade entre os sexos, na melhora da saúde familiar, na proteção do ambiente e na promoção da participação democrática. Um meio familiar alfabetizado favorece muito o desenvolvimento da criança, tendo um impacto positivo na duração da escolarização das moças e dos rapazes, bem como no modo como adquirem os conhecimentos.

Durante os últimos anos, numerosos programas de alfabetização foram mais claramente orientados para as necessidades locais, especialmente privilegiando o desenvolvimento comunitário e a proteção do ambiente. Essas abordagens procuram enriquecer os cursos de alfabetização, ultrapassando as funções básicas da leitura e da escrita para incluírem competências da vida diária e o conteúdo correspondente.

Tal como a aprendizagem ao longo da vida, a alfabetização está no centro do desenvolvimento sustentável. Contudo, estima-se que, atualmente, o número de analfabetos ronde os 800 milhões de adultos, dos quais cerca de dois terços são mulheres. Calcula-se ainda que mais de 100 milhões de crianças não frequentem a escola. É evidente que o apoio dado à alfabetização está ainda longe de responder às necessidades existentes.

September 8 was proclaimed International Literacy Day by UNESCO on November 17, 1965. It was first celebrated in 1966. Its aim is to highlight the importance of literacy to individuals, communities and societies. On International Literacy Day each year, UNESCO reminds the international community of the status of literacy and adult learning globally. Celebrations take place around the world.

Some 776 million adults lack minimum literacy skills; one in five adults is still not literate and two-thirds of them are women; 75 million children are out-of-school and many more attend irregularly or drop out.

Fonte: Ação Educativa / Jornal Ponto Final / Wikipédia

alfabetização

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/09/07/8-de-setembro-dia-internacional-da-alfabetizacao-international-literacy-day/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: