6 de Setembro – Dia do Profissional de Inteligência

No dia 6 de setembro de 1946, o Presidente da República Eurico Gaspar Dutra, por meio do Decreto número 9.775 criou o Serviço Federal de Informações e Contra-Informações (SFICI) para tratar das Informações no Brasil. Foi instituido, posteriormente, a data de 6 de setembro como o “Dia do Profissional de Inteligência”.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin), órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), tem a seu cargo: planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar a atividade de Inteligência. São muitos os órgãos integrantes do Sisbin. Entre esses, podemos listar os centros de Inteligência do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, do Departamento de Polícia Federal, da Secretaria da Receita Federal… A Agência tem como competência assessorar o Presidente da República, fornecendo a ele relatórios contendo o conhecimento antecipado de fatos e situações relacionados ao bem-estar da sociedade e ao desenvolvimento e segurança do País.

 Abin tem uma ave-símbolo, o carcará. O carcará é o símbolo da Abin porque é a ave brasileira conhecida por ser valente, corajosa, ter visão de longo alcance e controle do território onde habita. É altiva e forte, assim como a Abin. Por isso, foi escolhida para simbolizar a Agência Brasileira de Inteligência que, assim como o carcará, tem ampla capacidade de visão, o domínio completo de suas áreas de competência e mais… A Abin mantém lealdade aos princípios da Constituição e à defesa da lei, do estado democrático de direito e dos altos interesses da nação brasileira.

A Agência Brasileira de Inteligência atua em duas vertentes: 1- INTELIGÊNCIA: Por meio da produção de conhecimentos sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência no processo decisório e na ação governamental e sobre a salvaguarda e a segurança da sociedade e do Estado; 2- CONTRA-INTELIGÊNCIA: Pela adoção de medidas que protejam os assuntos sigilosos relevantes para o Estado e a sociedade e que neutralizem ações de Inteligência executadas em benefício de interesses estrangeiros.

Essa divisão busca atender às necessidades rotineiras do processo decisório presidencial. A Abin atua no acompanhamento de fatos emergentes, previsíveis ou não, com o intuito de antecipar tanto oportunidades quanto possíveis ameaças ao Estado Democrático de Direito.

Fonte: ABIN

profissional_inteligência1

Anúncios
Published in: on 05/09/2013 at 01:24  Deixe um comentário  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/09/05/6-de-setembro-dia-do-profissional-de-inteligencia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: