5 de Setembro – Dia da Amazônia

A Floresta Amazônica Brasileira é uma das regiões mais ricas do mundo devido a sua diversidade biológica. O clima, a flora e a fauna da Amazônia são muito sensíveis e por isso existe uma grande preocupação quanto ao desenvolvimento sustentável da região.

Para conscientizar a população sobre a importância da Floresta Amazônica Brasileira foi criado o Dia da Amazônia. Esta data comemorativa pretende promover a preservação ambiental e sustentabilidade da floresta amazônica brasileira, além de uma fiscalização mais rígida na região para diminuir a destruição e desmatamento da região.

A data escolhida para comemorar o dia da Amazônia é dia 5 de setembro, em homenagem a criação da Província do Amazonas, em 1850 por D.Pedro II.

A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. Ela ocupa dois quintos da América do Sul e metade do território brasileiro, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Não é só o tamanho da floresta que impressiona. Ela também é rica em minerais, espécies vegetais e animais, além de guardar cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo (graças ao grande volume de água dos seus rios). Ao absorverem carbono, suas árvores contribuem para o equilíbrio do clima mundial. Tudo isso mais a variedade de solos, altas temperaturas e muita chuva faz com que a Amazônia seja um ecossistemaauto-sustentável, isto é, capaz de se manter com seus próprios recursos.

Apesar de toda a grandeza da Amazônia, seu solo tem baixa fertilidade. Por isso não adianta derrubar suas árvores para investir na agricultura e em pastos para o gado. Sem a cobertura vegetal para proteger, a água da chuva carrega os nutrientes do solo e o empobrece.

Desmatamentos, disputas pelo domínio de suas terras, caça e pesca sem controle e contrabando de animais e de plantas ameaçam a sobrevivência da floresta e impedem a utilização correta de seus recursos para o bem da humanidade. O melhor que temos a fazer é proteger a Amazônia.

Na Amazônia estão 50% de todas as espécies do planeta. Estima-se que a região possui:

– 50 mil espécies de plantas;

– 3 mil espécies de árvores;

– 1.200 espécies de aves;

– 320 espécies de mamíferos;

– 3 mil espécies de peixes;

– 400 espécies de anfíbios;

– 300 espécies de répteis e

– 10 milhões de espécies de insetos.

Fonte: IBGE / Smart Kids / Philips Sustentabilidade

amazonia_dia

Anúncios
Published in: on 04/09/2013 at 00:41  Deixe um comentário  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/09/04/5-de-setembro-dia-da-amazonia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: