26 de Agosto – Dia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

Inebriados por suas sucessivas vitórias perante o rei Luís XVI, os parlamentares franceses reunidos na Assembleia Nacional em Paris, então encarregados de redigirem uma Constituição, decidiram elaborar uma Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que servisse de preâmbulo à nova Magna Carta. Após um intenso trabalho, o texto definitivo foi apresentado em forma de 17 artigos à Assembleia Nacional e aprovado no dia 26 de agosto de 1789. Pela primeira vez são proclamados as liberdades e os direitos fundamentais do Homem (ou do homem moderno, o homem segundo a burguesia) de forma ecumênica, visando abarcar toda a humanidade. Ela foi reformulada no contexto do processo revolucionário numa segunda versão, de 1793. Serviu de inspiração para as constituições francesas de 1848 (Segunda República Francesa) e para a atual.

Não confundir o Dia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (26 de agosto) com o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos (da ONU, 10 de dezembro).

Fonte: Educa Terra / Wikipédia

declaracao_direitos

Anúncios
Published in: on 25/08/2013 at 02:42  Deixe um comentário  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/08/25/26-de-agosto-dia-da-declaracao-dos-direitos-do-homem-e-do-cidadao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: