14 de Agosto – Dia do Cardiologista

O Dia do Cardiologista é comemorado em 14 de agosto, dia da fundação da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), no ano de 1943. A SBC é uma entidade sem fins lucrativos, criada na cidade de São Paulo, pelo Dr. Dante Pazzanese com o objetivo de unir a classe médica especializada em cardiologia.

No início do século XX, havia na Medicina somente quatro áreas básicas: Clínica, Obstetrícia, Cirurgia e Pediatria. Na década de 20, em virtude do seu desenvolvimento e complexidade crescente, a Cardiologia deixou de ser um dos estudos da Clínica Médica, passando a constituir especialidade autônoma e bem definida.

Estima-se que no Brasil existam mais de 600 mil pessoas que convivem com algum tipo de problema no coração. Para reduzir a preocupante estatística, a prevenção é a melhor saída.

O Cardiologista é o médico especializado em diagnosticar e tratar de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular. Antes de se tornar cardiologista, o estudante precisa se formar em medicina e depois realizar especialização em Cardiologia e residência em hospitais.

Além de especialização, o profissional pode estudar pós-graduação em Cardiologia, mestrado e doutorado. Assim como todo bom médico, o cardiologista precisa conhecer os hábitos e histórico familiar do paciente, solicitar ao paciente exames clínicos e testes físicos, exames laboratoriais, eletrocardiogramas, entre outros; além de realizar intervenções cirúrgicas quando necessário.

O médico cardiologista pode trabalhar em hospital, clínica especializada e atendimento em consultório particular. Outra área de trabalho é o setor de pesquisas, docência e transplantes.

Fonte: JusBrasil / Portal da Propaganda / InfoEscola

cardiologista_dia

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/08/11/14-de-agosto-dia-do-cardiologista/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: