22 de Julho – Primeira Corrida de Automobilismo do Mundo

Em 22 de julho de 1894 um jornal francês, Le Petit Journal, patrocinou a primeira prova automobilística do mundo, de Paris a Rouen. Dos 102 carros inscritos, participaram da prova treze carros movidos à gasolina e oito à vapor. Desses 21 carros, apenas quatro abandonaram (todos movidos a vapor) e os primeiros colocados ficaram com os carros movidos a gasolina. Venceu o conde Albert de Dion, que fez o percurso em 5h40m (o carro vencedor manteve a média de 16 km/h), só que o prêmio de 5 mil francos foi dividido entre ele e o segundo colocado, o Peugeot pilotado por Lemaitre.

Há duas versões para essa penalização: uma a de que De Dion teria tripulado o carro sozinho, e o regulamento exigia pelo menos dois passageiros. A outra é que De Dion teria levado um técnico encarregado do vapor – algo difícil de acreditar, já que seu carro era movido a gasolina. Detalhe: quase todos os carros foram pilotados pelos próprios construtores. Afinal, ainda não havia autoescolas e só eles conheciam os mistérios do funcionamento das máquinas que iriam apaixonar o mundo.

Fonte: Portal das Curiosidades / Blog do Deco

primeria_corrida

Published in: on 20/07/2013 at 22:17  Deixe um comentário  
Tags:

The URI to TrackBack this entry is: https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/07/20/22-de-julho-primeira-corrida-de-automobilismo-do-mundo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário